Secretaria de Educação recebe prêmio de transparência

Distrito Federal

09.12.2020

Pela terceira vez, SEEDF é agraciada por alcançar 100% no atendimento à Lei de Acesso à Informação

Foto: Mary Leal / Ascom SEEDF


A Secretaria de Educação recebeu o prêmio Índice de Transparência Ativa (ITA) no setor público, concedido pela Controladoria-Geral do Distrito Federal. A honraria é um reconhecimento aos órgãos, entidades e secretarias do GDF que atingiram a marca de 100% no atendimento à Lei de Acesso à Informação (LAI).

O troféu foi entregue nesta quarta-feira (8) ao secretário de Educação, Leandro Cruz, pelo controlador-geral do DF, Paulo Martins. A solenidade contou com a presença da ouvidora da SEEDF, Evelyne Cunha.

“Atingir 100% de transparência é de grande relevância, porque demonstra o quanto nossos servidores estão trabalhando alinhados em prol do atendimento ao cidadão. O ano de 2020 foi muito atípico e ganhar pela terceira vez significa que estamos no caminho certo”, afirmou o secretário Leandro Cruz.

Evelyne Cunha também destacou o papel dos servidores para que a meta fosse alcançada. “O prêmio vem brindar o empenho não só da Ouvidoria, mas da Secretaria de Educação, com seus servidores como um todo. Manter as informações de interesse público divulgadas e sempre atualizadas é uma tarefa que envolve cada um”, disse a ouvidora.

Prêmio

Para que sejam atingidos os 100% do índice, são avaliados diversos aspectos. O principal é a veiculação de informações de interesse coletivo nos sites, conforme determina a Lei de Acesso à Informação. Entre elas estão desde as mais simples, como endereços e formas de contato, às de caráter institucional ou relacionadas a despesas, contratos, convênios, licitações e servidores.

“O prêmio vem na expectativa de fortalecer a cultura da transparência no Distrito Federal, fortalecer a prestação de contas para a sociedade. Por isso, ele é tão importante. A Secretaria de Educação, ao atingir os 100% mais uma vez, contribui para elevar o índice geral de transparência do DF”, ressaltou o controlador-geral do DF, Paulo Martins.

Veja a lista dos premiados

Acesse o relatório do prêmio


Malcia Afonso – Ascom/SEEDF