No ano passado o Exame contou com 650 candidatos
De 8 a 31 de outubro estarão abertas as inscrições do processo seletivo para ingresso na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, o chamado Ensino Médio Integrado, que é ofertado em seis escolas da rede estadual de ensino da Capital, e também do interior.
Neste ano, estão sendo disponibilizadas 360 vagas, sendo 60 vagas por escola. Entre os cursos, estão: Técnico em Administração, com aulas na Escola Estadual Maria das Dores Brasil, Técnico em Informática para internet – Escola Ana Libória.
Podem participar do Exame, estudantes que já concluíram ou que estejam concluindo, o 9° ano do Ensino Fundamental, que tenham idade mínima de 14 e máxima de 17 anos, a completar até o dia 31 de dezembro de 2013.
O chefe da Divisão de Ensino Médio e Profissional (DIEMP), Herivelto dos Santos falou da importância da qualificação profissional do estudante, ainda no Ensino Médio. Ele destacou que esse é o caminho mais curto para o ingresso no mercado de trabalho.
“Com a formação técnica, assim que conclui o Ensino Médio Integrado, o aluno já está pronto para ser inserido no mercado de trabalho, o que significa que ele pode começar a trabalhar e ajudar inclusive na melhoria da renda familiar” enfatizou Herivelto dos Santos, chefe da DIEMP. No ano passado, o Exame ofertou 300 vagas e contou com 650 inscritos.
Inscrições
As inscrições deverão ser efetuadas na secretaria da escola escolhida pelo candidato, conforme o curso pretendido. No caso da Escola Estadual Major Alcides, as inscrições serão realizadas na secretaria da Escola Estadual Maria das Neves Rezende. O edital com as informações completas sobre o processo seletivo estará disponível nas secretarias das escolas.
O candidato deverá apresentar cópias e originais da carteira de identidade, CPF ou outro documento com foto e preencher o formulário de inscrição, disponível no local. As inscrições são gratuitas. A prova está agendada para o dia 30 de novembro de 2013, das 8h às 12h na Escola Estadual Gonçalves Dias.
O Exame será comporto por 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. O resultado será divulgado no dia 20 de dezembro de 2013 e as aulas terão início conforme o calendário oficial que será divulgado pela Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED).
EMI
A modalidade de Ensino Médio Integrado (EMI) foi implantada no Estado de Roraima em 2008, por meio do Decreto 5.154/04 do Governo Federal, que prevê a integração do Ensino Médio Regular ao Ensino Técnico. Por meio desta modalidade de ensino, o estudante une a formação geral (Educação Básica) e a formação técnica.
Ao concluir os estudos, os alunos estão aptos a ingressar no mercado de trabalho. Na maioria das vezes, ainda no decorrer do curso, os alunos encontram oportunidades de trabalho durante os treinamentos e estágios junto a empresas parceiras.
ASCOM/SEED RR