Secretaria de Educação realiza segunda fase da avaliação Conhecer

Rio de Janeiro

29.08.2019

Mais de 100 mil alunos de escolas públicas estaduais fizeram provas de Português e Matemática da Conhecer, a nova avaliação pedagógica da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro. Os testes desta segunda etapa foram aplicados entre os dias 20 e 22 deste mês. A primeira etapa aconteceu em abril deste ano, em mais de mil unidades de ensino. Nas escolas, os estudantes aprovaram a iniciativa.

Em Niterói, o Colégio Estadual Raul Vidal, no Centro, a jovem Maria Gabriela Rodrigues Policarpo, de 17 anos, destacou a importância da avaliação. Aluna da 3ª série do Ensino Médio, a moradora de São Gonçalo também acredita que o teste pode contribuir em sua preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

– Estou estudando para conseguir entrar no curso de Engenharia de Produção e participar dessa avaliação ajudou a rever conteúdos. Achei que foi uma boa ideia analisar o desempenho dos alunos e saber se estão indo bem ou mal – disse a aluna.

No Colégio Estadual Chico Anysio, no bairro Andaraí, Zona Norte do Rio, as alunas Christiana Gomes Baylo e Clara dos Santos Olinisky, ambas de 17 anos, também aprovaram a realização da avaliação. As estudantes da 3ª série do Ensino Médio comentaram que os professores trabalharam bem os conteúdos em sala de aula, o que facilitou na solução das questões.

Diagnóstico da rede estadual

O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, destacou que as primeiras provas foram muito importantes, pois traçaram um diagnóstico do nível de aprendizado dos alunos dos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio das disciplinas de Português e Matemática.

– Os exames nos deram dados e elementos de como a rede estadual estava e, também, em que precisamos avançar – disse o secretário de Estado de Educação.

De acordo com Pedro Fernandes, após as primeiras provas, as equipes pedagógicas da Seeduc realizaram ações em conjunto nas escolas. Além disso, professores da rede estadual participaram de um curso de formação a distância para auxiliar na elaboração de questões da segunda etapa. Segundo o secretário, a iniciativa reforça a proposta de colaboração com docentes neste novo modelo de avaliação.

– A expectativa é que com os resultados a Seeduc possa identificar as necessidades de cada escola e, desta forma, criar um histórico de resultados e planejar ações para melhora da qualidade de ensino no Rio de Janeiro – declarou Pedro Fernandes.