Secretaria de Educação realiza programação especial em alusão ao dia da Mulher

Amazonas

09.03.2023

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto realizou uma série de atividades voltadas para o público feminino. A programação, que iniciou na segunda-feira (06/03), teve como foco a saúde, bem-estar e valorização das servidoras. As atividades se encerram nesta quinta-feira (09/03). 

Com o tema “Nossa união nos faz mais fortes”, a Semana da Mulher da Educação promoveu vacinação, palestras, dia de beleza e serviços relacionados à saúde feminina. A semana especial iniciou com a vacinação contra a Covid-19. Ao todo, mais de 200 doses foram aplicadas pelos técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM).

Na terça-feira (07/03), com o apoio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), foi realizado um dia de beleza e bem-estar, com serviços de corte de cabelo, esmaltação e massagem. As homenagens foram intensificadas na quarta-feira, com um evento dedicado exclusivamente às mulheres, realizado no Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta (Cepan).

E no Dia Internacional da Mulher (08/03), o evento iniciou com acolhida às mulheres participantes e o show da cantora Pâmela Rocha, por meio de apoio da secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC). Participaram do encontro as secretárias executivas adjuntas Pedagógica, Arlete Mendonça, e da Capital, Regina Ortiz, além de diretoras, gerentes, coordenadoras, professoras e demais profissionais da sede da secretaria.

A secretária executiva adjunta pedagógica, Arlete Mendonça, falou sobre a proposta de realizar uma semana de atividades diversificadas para o público feminino do órgão, focando, principalmente, na saúde e bem-estar das servidoras. 

“A equipe da Secretaria de Educação é composta em quase 90% por mulheres, contando com cinco secretárias adjuntas e uma secretária titular. A ideia para esta semana veio por saber a importância do papel da mulher na sociedade e principalmente na educação, e também para priorizar momentos como estes, onde nos reunimos e falamos sobre o que é importante para nós e sobre nós”, destacou a secretária.

Palestra

Integrando a programação do Dia Internacional da Mulher, na quarta-feira, as servidoras assistiram a palestra “O poder da imagem pessoal”, ministrada pela consultora de imagem Jéssica Zany. 

“Foi uma honra receber esse convite. Fiquei feliz em estar aqui hoje. Tenho um carinho muito grande por este público, pois venho de uma família de professores. E estar aqui, hoje, podendo contribuir de alguma forma, é gratificante”, afirmou a consultora.

Durante a palestra, a consultora abordou temas voltados à autoestima e autodesenvolvimento, bem como sobre o poder da imagem pessoal no ambiente profissional.

“Acredito muito que a imagem ajuda a nossa autoestima, nosso autodesenvolvimento e acredito no poder da imagem pessoal. Então, nada melhor do que falar sobre isso para mulheres. A palestra foi toda voltada para o público feminino e os seus estilos. Uma fala de mulher para mulher”, ressaltou Jéssica.

O evento ocorreu de forma presencial e de forma remota, sendo transmitido para o interior do estado.  

A pedagoga e gerente de mídias de conteúdos digitais do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), Jeanne Araújo, foi uma das mulheres presentes no evento.

“Quando eu recebi a notícia, eu fiquei feliz em saber que lembraram de nós mais um ano, mas eu não imaginava que teria a amplitude que teve. Tivemos uma semana inteira de programações e isso faz com que a gente se sinta, não só valorizada, como também amada pela Secretaria. O poder da imagem pessoal, esse tema diz muita coisa e se a aparência realmente importa, vamos descobrir hoje na palestra”, comentou Jeanne.

Nesta quinta-feira, as atividades se encerram com a realização de testes rápidos de detecção de anticorpos realizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto