Secretaria de Educação realiza lançamento do projeto Tipiti no Cepan

Amazonas

28.08.2025

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), realizou, na tarde desta quarta-feira (27/08), o lançamento do projeto “Tipiti: Da Margem ao Centro, o Amazonas na História do Brasil”. O lançamento é o primeiro de oito encontros realizados com professores de História, Geografia, Sociologia e Filosofia.  

O primeiro encontro do projeto, realizado no auditório do Cepan, contou com a presença de membros da sede da Secretaria de Educação e professores da rede estadual de ensino. O evento buscou apresentar aos presentes uma nova proposta pedagógica buscando a reflexão de temáticas utilizando a metodologia do Tipiti, uma espécie de cilindro ou prensa para escorrer e secar raízes em especial da mandioca.

Com professores formadores da área de Ciências Humanas do Cepan, essa primeira reunião, em alusão a Semana da Pátria, abordou a temática da elevação do Amazonas à categoria de província e revoltas no território amazonense que contribuíram para a independência do Brasil, como a cabanagem.

A diretora do Cepan, Regina Ortiz, afirmou que essa iniciativa busca contribuir para a capacitação dos professores e de seu ensino em sala de aula a partir das riquezas históricas, culturais e dos saberes tradicionais do Amazonas. 

“Nós estamos mostrando um trabalho que pode ser feito dentro da sua área de conhecimento. Nós iremos demonstrar como fazer um trabalho na escola, uma formação, para que o professor possa utilizar essa metodologia na escola com os alunos”, completou a diretora.


 

O Amazonas como protagonista do ensino

Dividido em cinco etapas de nomeadas de colheita, ralação, espremedura, decantação e preparo final, os professores obterão conhecimentos que levaram para suas escolas onde, ao final de cada etapa, eles devem desenvolver uma atividade com seus estudantes a partir do que foi trabalhado durante fase do Projeto Tipiti. 

Ao final, o objetivo do projeto é trabalhar a exposição de diálogos, a análise crítica, a produção de materiais pedagógicos, dentre outros. O primeiro encontro contou também com uma apresentação cultural dos estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Nathalia Uchôa sobre a cabanagem.

Responsável pela preparação dos estudantes, a professora de História, Rita de Castro, é uma das professoras que participa do projeto como um todo e para ela usar o estado como catalisador principal do aprendizado dos alunos da rede é de extrema importância. 

“É importantíssimo essa atividade porque contribui no nosso processo de  ensino-aprendizagem e principalmente a valorização do nosso regional, do nosso estado do Amazonas e também contribui na aprendizagem dos nossos estudantes”, disse a professora.

 

TEXTO: Andrya Pietra

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar