Secretaria de Educação do Acre realiza formação em direitos humanos

Acre

09.02.2023

A Divisão de Educação em Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) realiza nesta quarta-feira, 8, uma formação sobre direitos humanos e diversidade para os assessores pedagógicos, que replicarão os conteúdos aos professores, nas escolas.

De acordo com a chefe da Divisão, Irizane Vieira, trata-se de uma capacitação muito importante, pois trará questões fundamentais, envolvendo o direito das crianças, dos adolescentes, da mulher e do idoso, além de tratar de questões das relações étnico-raciais.

É a primeira capacitação realizada pelo setor em 2023. “Já fizemos várias formações continuadas relacionadas a leis, no ano passado, e hoje vamos trabalhar a questão da educação em direitos humanos”, afirmou. Ainda, segundo a professora, serão tratadas questões que perpassam pela educação, como a violência contra a mulher, a misoginia e o racismo.

“Precisamos trabalhar a mudança comportamental das pessoas através do conhecimento e educação, e esses assessores, que têm  maior proximidade com os professores, podem fazer e acompanhar essa formação e nos dar a devolutiva de mudanças”, destacou.

Apesar dos retrocessos dos últimos anos, Irizane acredita que uma nova política, fortalecida pela criação de novos ministérios, possa contribuir com o desenvolvimento desses direitos no estado: “Os preconceitos só acontecem por conceitos pré-concebidos, pela falta de conhecimentos”.