Secretaria de Educação do Acre realiza formação do Programa Aprender é o Caminho

Acre

08.06.2022

Em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Divisão de Programas Especiais, realizou nesta terça-feira, 7, no auditório da própria Secretaria, uma formação dentro do Programa Aprender é o Caminho.

A formação foi direcionada para os formadores e assessores pedagógicos da Divisão de Ensino Fundamental, anos finais, da própria SEE e teve como finalidade fortalecer o Programa que trabalha no combate à distorção idade/série, sobretudo dos alunos que estão no sétimo ano.

O Programa Aprender é o caminho tem o aval do Conselho Estadual de Educação (CEE) por meio da resolução 61/2020 e funciona, atualmente, em 13 escolas de Rio Branco, além de turmas existentes em Sena Madureira e também em Plácido de Castro. Mais de 600 alunos são atendidos.

De acordo com a chefe da Divisão de Programas Especiais da SEE, Hémila Oliveira, o programa atende exclusivamente alunos do sétimo ano e tem uma proposta pedagógica e curricular própria. Ao todo são quatro professores que atendem cada turma por área de conhecimento.

“Devido a pandemia, durante os dois anos em que ficamos aí parados, tivemos muita evasão escolar e com isso a tendência de aumentar o número de alunos em distorção e enquanto Estado temos a obrigação de estar ofertando o programa, sem falar que existe uma organização, um currículo próprio, pensado e trabalhado por área de conhecimento”, explicou.

Ela destaca ainda que a parceria com o Unicef é fundamental na medida em que o aluno que está em distorção idade/série tem algum histórico de perda, tem uma vulnerabilidade social a qual precisa de uma olhar mais atencioso. “Precisa de um cuidado, de um acompanhamento diferenciado e o Unicef vem munir nossa equipe de formadores”, afirma.

O Programa Aprender é o Caminho é composto por uma etapa única, onde no período de um ano, aluno faz o 7º e 8º anos dentro de uma carga horária de 800 horas/aula e dentro de um currículo específico, pensado e organizado para esse público de forma que não haja perdas das habilidades mínimas exigidas. Quando aprovado, o aluno vai direto para o 9º para corrigir a distorção.