Secretaria de Educação realiza formação continuada em relações etnorraciais

Acre

18.05.2022

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Divisão de Educação em Direitos Humanos e Diversidade reuniu coordenadores pedagógicos e gestores de escolas de Rio Branco para realizar uma formação continuada em relações etnorraciais.

De acordo com a chefe da Divisão, professora Irizane Vieira, a formação aos coordenadores está baseada nas leis 10.639, de 2003 e 11.645, de 2008, que modificaram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de número 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Essas duas leis, explica a professora Irizane, determina a inserção, no currículo escolar, de conteúdos relacionados à história da África, das tradições e da cultura dos negros africanos e, no caso da lei 11.645, a inserção também de conteúdos relacionados ao ensino da história e das tradições dos povos indígenas.

“Estamos aqui hoje para fazer essa formação com os coordenadores pedagógicos e os gestores escolares para que essa implementação seja efetivada na escola, para que eles entendam a importância disso e para que eles criem uma ambiência racial dentro da escola e para que essa cultura seja tratada de forma positiva para além da escravidão e da colonização”, afirmou.

Ela explica que os coordenadores pedagógicos serão os multiplicadores desses conteúdos, nas escolas, para os professores. Além disso, está sendo montado um calendário para que essa mesma formação continuada seja levada também os municípios do interior.

“Os coordenadores serão, junto com os gestores escolares, os multiplicadores e tratarão com os professores. Também estamos montando um calendário para ir ao interior a partir do mês de junho e formar também os profissionais, inclusive os chefes de núcleo”, informou a professora Irizane.