Secretaria de Educação realiza final do Show de Talentos das Escolas Públicas Estaduais

Rio de Janeiro

31.07.2019

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro realizou, nesta terça-feira (30/07), a final do 1º Show de Talentos das Escolas Públicas Estaduais. A iniciativa mobilizou toda a rede estadual desde o início do ano, que teve a parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Mais de mil alunos das 1.222 unidades de ensino do Rio de Janeiro se inscreveram. 

Na final, 18 grupos de estudantes apresentaram suas performances artísticas, conjuntos musicais e grupos de dança para o público e para um júri especializado. Na categoria Banda, o 1º lugar ficou com o Centro de Ensino Integrado Agroecológico Barão de Langsdorff, localizado em Magé, na Baixada Fluminense; o 2º foi para o Ciep 513 - George Savalla Gomes - Palhaço Carequinha, em São Gonçalo; e o Colégio Estadual Rotary II, em Campos dos Goytacazes, na Região Norte, ficou com o 3º lugar.

Na categoria Coral, o Ciep 263 - Lina Bo Bardi, em Itaperuna, Região Noroeste, conquistou o 1º lugar; o 2º foi para o Ciep 441 - Mané Garrincha, em Magé; e a 3º colocação ficou com o Colégio Estadual Vicentina Goulart, em Nova Iguaçu.

Já na categoria Dança, o 1º colocado foi o Ciep 421 - Deputada Cristina Tavares, em São Gonçalo; o 2º lugar ficou com o Colégio Estadual Professor Renato Azevedo, em Cabo Frio, na Região dos Lagos; e o Colégio Estadual Central do Brasil, no bairro Méier, na capital do Rio de Janeiro, garantiu o 3º lugar.

Entre as premiações, os estudantes ganharam ingressos para o Rock in Rio.

– Estou extremamente feliz com o talento desta garotada. O Rio de Janeiro é o estado da Cultura e vocês, alunos, estão mostrando isso. Vocês são gigantes e maravilhosos. Queremos levar essas vozes para o mundo e para todos aqueles que apreciam música e a cultura em geral e mostrar que vocês fazem parte desse universo – declarou o governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, compareceu em diversas eliminatórias e sentiu a empolgação dos alunos e professores, que se envolveram na proposta e trouxeram de volta o sentimento de união e harmonia nas escolas por meio da arte e da cultura. 

– Quando tivemos a ideia do show de talentos, sabíamos que seria um marco na rede estadual. Ao ver todos esses alunos e professores reunidos na grande final, percebemos que foi muito maior do que prevíamos, pois os jovens estavam sedentos por essa dose de arte e cultura e, também, por mostrar do que são capazes. A partir disso, os colégios se movimentaram, organizaram seus grupos e apresentaram grandes talentos e apresentações em todas as etapas – finalizou Pedro Fernandes.