Acre
09.12.2021A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEE), por meio da Divisão de Automação e Empreendedorismo do Departamento de Inovação realiza, em parceria com o Steam Tech Camp Brasil, o primeiro Steam Tech Camp Acre com as escolas e os alunos que participam do Clube de Robótica.
Com duração de 15 dias, o evento acontece entre os dias 6 e 20 de dezembro. As atividades consistem em realizar uma mostra de trabalho a partir da utilização da placa arduíno e seus componentes. Cada escola terá uma equipe participando do Steam Tech Camp Acre.
As escolas que fazem parte do clube de robótica e participarão do Steam Tech Camp Acre serão a Marilda Gouveia, Aldaci Simões (Senador Guiomard), Neutel Maia, Instituto Odilon Pratagi (Brasileia), a escola indígena Puyanawá (Mâncio Lima), Edmundo Pinto e Plácido de Castro (ambas de Porto Acre), Clínio Brandão, Raimundo Hermínio de Melo e São João Batista (Bujari).
Entre os objetivos do Steam Tech Camp Acre estão desenvolver nos alunos a cultura do uso da automação e da robótica no processo de ensino-aprendizagem, introduzir o aluno no mundo da programação e da eletrônica, além de despertar no aluno o lado criativo.
Além da etapa local, o Steam Tech também possui uma etapa nacional, que este ano já está sendo realizada. Mas para 2022, todas as escolas podem apresentar projetos. Este ano, representam o Acre a professora Delbileny Lima, da escola São João Batista e o Gestor Anderson Melo, do Núcleo de Informática e Computação (NIC).
No dia 6 de dezembro ocorre a apresentação das equipes. Já no dia 13 de dezembro haverá o momento quiz com perguntas e respostas sobre robótica. Já no dia 20 de dezembro acontecerá a apresentação dos projetos de automação. Os alunos receberão certificado de participação.
“Esse evento, o Steam Tech Camp Acre é preparado para que o aluno possa mostrar a sua criatividade em projetos da área de automação, porque o tema é alunos makers em ação e aluno maker é aquele que coloca a mão na massa, que pensa e que age a automação a partir da placa arduíno”, afirmou o professor Antônio Fernandes.
Por Stalin Melo
Assessoria de Comunicação - SEE/AC