Secretaria de Educação promove formação sobre Metodologias Ativas e Avaliação à luz do Currículo de Sergipe

Sergipe

29.11.2019

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), iniciou na tarde desta quinta-feira, 28, o segundo encontro formativo sobre Metodologias Ativas e Avaliação à luz do Currículo de Sergipe. O evento, que se estenderá até a sexta-feira, 29, está sendo realizado no Hotel Primme, em Aracaju, e tem como público-alvo a equipe Pro-BNCC, equipe de Gestão Currículo, formadores do CQP/DRH/SEDUC com representação das Diretorias Regionais de Educação, técnicos do Núcleo de Acompanhamento Pedagógicos e do Programa Sergipe na Idade Certa e representantes das Modalidades.

A capacitação tem como objetivo fazer um aprofundamento dos conhecimentos sobre Metodologias Ativas e Avaliação à luz do Currículo de Sergipe e preparar os coordenadores e redatores formadores para facilitação do Módulo 2 de formação.

O evento foi aberto pela diretora do Departamento de Educação (DED), Ana Lúcia Lima Rocha, e a capacitação foi coordenada pela equipe da Tríade Educacional, que colocou como dinâmica a separação em grupos de estudo, que fizeram momento de conversa sobre as vivências e aprenderam um pouco mais sobre os teóricos que tratam do tema.

"O Currículo de Sergipe traz o ensino baseado em habilidades e competências. Para desenvolvê-las, a Base Nacional Comum Curricular propõe que as metodologias sejam ativas, que o aluno esteja no centro de aprendizagem", disse Mariana Muniz, analista de gestão do Programa de Implementação da BNCC e Currículo de Sergipe.

O cofundador da Tríade Educacional, Leandro Holanda, explicou o que são as Metodologias Ativas e os seus benefícios para o ensino e aprendizagem. "Quando falamos em Metodologias Ativas, queremos que o professor reflita um pouco sobre a dinâmica de sala de aula, na qual o aluno terá espaço para desenvolver outras competências, como a criatividade, comunicação, pensamento crítico, tudo isso mediado pelo professor. É preciso pensar nesses processos que trarão o aluno para mais perto do conhecimento, de uma forma mais aplicada. Não é uma revolução, é um processo que começa na formação dos professores, e é por isso que estamos aqui hoje", declarou.

Protagonismo e independência

O primeiro dia de formação contou com a vivência de Ensino Híbrido, reflexão sobre a vivência, retomada dos pressupostos teóricos sobre Metodologias Ativas, oficina de aprendizagem baseada em projetos, compartilhamento das produções, entre outras dinâmicas. Os participantes da capacitação destacaram a importância dessa formação e o quanto as Metodologias Ativas resultarão em mais protagonismo e independência para os alunos.

"Queremos entregar para os formadores, que estão nas redes estadual e municipais, uma formação qualificada para que chegue aos professores e que possamos contribuir para a mudança que a BNCC e o Currículo de Sergipe estão demandando nas práticas dos nossos professores", disse Rogério Tenório de Azevedo, coordenador estadual Pró-BNCC pela Undime.

A mesma opinião foi compartilhada pela técnica pedagógica da DRE 8, Rosemeire Santos Araújo. "O nosso ensino brasileiro precisa de renovação, de novas metodologias, novas formas de ensinar e incentivar o aluno, fazer com que ele goste da escola. Precisamos largar o método arcaico que não atrai mais o aluno para a escola e buscar, a cada dia, novas qualificações para que os alunos tenham um melhor aprendizado", afirmou.

O professor de História, Cleiton Melo Jone, elogiou a iniciativa da formação e disse que resultará em boas práticas pedagógicas. "Nós temos nos preocupado muito com as metodologias ativas porque a BNCC já traz a necessidade de repensarmos o formato de aula e o papel dos alunos. A metodologia ativa vai muito no sentido de focar o processo de ensino-aprendizagem mais centralizado no aluno. A gente pensa como ele pode ser mais protagonista, pensar em sua própria autoria, ter mais espaço de criatividade e liberdade. É preciso termos repertório para conhecer essas metodologias e começar a aplicá-las", declarou.

Quem também participou foi a coordenadora dos anos iniciais do Currículo de Sergipe, professora Áurea Sérgia. Ela destacou que, mesmo os alunos adquirindo mais autonomia, o professor terá sempre uma grande importância na condução do processo de ensino-aprendizagem. "Os alunos buscam agora mais entendimento, desenvoltura, autonomia no aprender. O professor não perde o seu espaço, muito pelo contrário, ele tem o domínio pedagógico, a consciência do planejamento do que deve ser trabalhado em aula, mas propicia ao aluno um aprendizado mais dinâmico, interativo, personalizado, no qual o estudante busca o seu conhecimento muitas vezes por conta própria. É uma metodologia que traz muitos ganhos para a escola", afirmou.

Formação continuada

Visando à Implementação do Currículo de Sergipe, em 2019 a Seduc iniciou a Etapa de Formação Continuada de professores e gestores. Foram realizados nos meses de junho e julho 14 Seminários Regionais sobre a Readequação dos PPPs à Luz do Currículo de Sergipe, dos quais participaram 574 gestores das escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental, 470 representantes das redes municipais e cerca de 150 gestores de escolas privadas. Em novembro foi disponibilizado a todos os gestores o Curso EAD sobre Readequação dos PPPs à Luz do Currículo de Sergipe.

No mês de setembro foi realizado o Módulo 1 da Formação, com o tema "Do currículo à Sala de Aula", com participação de cerca de 853 professores e gestores multiplicadores. Ao final desse módulo, os cursistas responderam a uma pesquisa de satisfação na qual indicaram os temas que gostariam que fossem trabalhados no Módulo 2, sendo o mais solicitado "Metodologias Ativas".

Nos dias 6, 12 e 13 de dezembro será realizado o Módulo 2 de Formação, com público estimado de mil pessoas, e em fevereiro será a vez do Módulo 3.