Secretaria de Educação promove encontros formativos com equipes de Inspeção Escolar

Minas Gerais

27.03.2023

Com o objetivo de preparar e qualificar o trabalho do serviço de Inspeção Escolar, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Assessoria de Inspeção Escolar (ASIE), está promovendo um conjunto de ações de formação para as equipes, em todo o estado. Os eventos de formação tiveram início na última semana, e fazem parte de uma agenda para garantir a formação continuada e o alinhamento das ações com as metas estratégicas da SEE.

De acordo com o Decreto nº47.758/19, a ASIE tem como uma das suas atribuições orientar as equipes regionais de inspeção escolar em suas atividades técnicas para a garantia de regularidade do funcionamento das escolas e de propor, e desenvolver, a formação continuada junto às Superintendências Regionais de Ensino (SRE) para aperfeiçoamento profissional. 

“As ações formativas propostas pela assessoria de inspeção vem para suprir uma lacuna dos últimos anos na formação continuada das equipes da área e contribuir para qualificar a ação do inspetor, o que poderá trazer uma melhor atuação junto às unidades escolares", destaca o assessor Central de Inspeção Escolar, Paulo Leandro de Carvalho.  

Para aproximar a ASIE desses profissionais, serão promovidas, ao longo do ano, diversas ações de formação. Tais como: Seminários Regionais de Inspeção Escolar, Ciclo de Diálogos com a ASIE e Encontros Técnicos Presenciais com as coordenações de inspeção, equipes de autorização escolar e vida escolar. O pontapé inicial dessas agendas foi dado na última semana, entre os dias 20 e 24/03.

 

Novidades na articulação e formação 

Uma das novidades, foi o primeiro Seminário Regional de Inspeção Escolar, que aconteceu em Curvelo, com a participação de inspetores escolares da SRE Curvelo e SRE Sete Lagoas, foram abordados pontos importantes, como a inspeção escolar no sistema de ensino de Minas Gerais, a implementação do protocolo orientador da atuação do inspetor, assim como o calendário bimestral do serviço de inspeção escolar. Ao longo do ano, serão realizados outros seminários regionais presenciais para que o processo de formação e estreitamento de laços seja trabalhado com regionais próximas. 

Outra novidade, é que está em processo de desenvolvimento um curso de formação continuada, em formato EAD,  voltado para inspetores em início de carreira, visando dar um direcionamento inicial para a realização do trabalho. A proposta é uma parceria com a Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais.

 

Diálogo com a ASIE

Na última semana, ocorreu também o 1º encontro virtual do Ciclo de Diálogo com a ASIE e o Encontro Técnico Presencial. O secretário de Estado de Educação, Igor Alvarenga, participou da conversa, do 1º encontro, que foi realizado no dia 20 de março, e ressaltou a importância da aproximação entre a SEE e os servidores da ponta para que a pasta possa escutar e entender os processos visando melhorias. 

Esses encontros, são momentos de interação em que toda a equipe de inspeção tem a oportunidade de tratar de assuntos técnicos ligados à função, de modo a garantir o alinhamento das ações do inspetor com as metas e estratégias da SEE. Já o primeiro Encontro Técnico Presencial, teve como objetivo foi debater sobre a implementação de um sistema específico de tramitação de processos de autorização, elaborado em conjunto com o Laboratório de Inovação em Governo (LAB.mg), e apresentar o protótipo do sistema para uma contribuição coletiva para a sugestão de pontos de melhoria. 

 

Foto: Divulgação / SEE-MG