Amazonas
15.09.2025A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Amazonas (Undime-AM), realizou, nesta quinta-feira (11/09), a 1ª Mostra dos Planos Pedagógicos das Escolas Prioritárias no âmbito do Programa Amazonas + Alfabetizado, política de alfabetização do amazonas alinhada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que tem como objetivo implementar ações para a garantia do direito à alfabetização dos estudantes matriculados até o 2º ano do Ensino Fundamental, e a recomposição das aprendizagens dos estudantes do 3º ao 5º ano da rede estadual de ensino.
Neste encontro, as equipes de articulação estadual e regional apresentaram as ações realizadas em seus respectivos polos, apresentando os Planos de Intervenção das Escolas Prioritárias e pontuando os principais os desafios e oportunidades para a implementação do Programa de Alfabetização no Território Amazonense. Representando a Secretaria de Estado de Educação, a secretária executiva adjunta da Capital, Edilene Pinheiro, destacou a importância desse momento de trocas de experiências, onde cada articulador poderá levar para o seu time exemplos de iniciativas pedagógicas que obtiveram sucesso.
“É com grande alegria que nós participamos desse encontro. Precisamos, em muitos momentos, parar para observar se nossa estratégia está sendo eficaz. Sabemos que nós não podemos fazer educação sem olhar para a nossa realidade e para a nossa diversidade", destacou a secretária.
Experiências exitosas
Levando em conta as peculiaridades de cada polo, foram compartilhadas as boas práticas, fortalecendo a governança e a gestão dos processos educacionais. O evento também foi transmitido para os profissionais do interior do estado, e serviu como um espaço de interação e aproximação entre os profissionais da educação, incentivando o intercâmbio de experiências e o fortalecimento da colaboração entre as diferentes calhas.
Para o secretário municipal de Educação do município de Presidente Figueiredo (distante a 117 quilômetros de Manaus), Ady Tolentino, que representou a Undime-AM, a educação é uma pauta em constante evolução e carente de uma atenção redobrada, para que os estudantes estejam sempre em evolução, em busca de uma sociedade mais justa.
“A gente está nesse conclave para que possamos trocar experiências, aprender, e fazer com que a nossa educação seja, de fato, primazia na administração pública”, reiterou o secretário.
Durante a reunião, um articulador de cada uma das nove calhas apresentou as práticas realizadas nas escolas prioritárias, destacando os erros e os acertos, bem como os planos futuros para o ano de 2026. A articuladora representante da Secretaria de Educação, Claudia Oliveira, esclareceu que todos os articuladores devem se unir com o objetivo de melhorar os índices de alfabetização não somente da sua região, mas de todo o território.
“Nós fizemos um mapeamento das escolas prioritárias, que são as que nós precisamos focar para alcançarmos melhorias. Se melhorarmos os resultados nessas unidades, vamos ter um índice elevado em todo o território”, disse a representante.
TEXTO: Maria Eloá
FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar