Secretaria de Educação participa do Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação

Minas Gerais

16.05.2023

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) participa de importante momento de diálogo sobre a educação pública mineira no XXVIII Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG). O evento começou nesta terça-feira (16/5) e vai até a quinta-feira (18/5), em Belo Horizonte, com o tema “A Formação integral do cidadão está intrinsecamente ligada à Educação". Profissional realizado, cidadão do bem!”. 

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, e a secretária-adjunta de Estado de Educação, Geniana Guimarães, participaram da abertura do Fórum que contou com a  presença de cerca de 700 pessoas entre dirigentes municipais de Educação e equipes técnicas. Temas como empreendedorismo, saúde mental, gestão, educação inclusiva, Fundeb, Direito na escola e segurança serão abordados nos três dias de evento.  

“A educação financeira, empreendedora e holística é fundamental para formar um cidadão consciente. Este é um momento de interação entre os municípios para debates e esclarecimentos dos temas educacionais em destaque e, também, para a definição da nova Diretoria Executiva para a gestão do biênio 2023/2025 da Undime MG”, pontuou a diretora Executiva da Undime-MG, Suely Rodarte.

Segundo o secretário Igor, o interesse educacional está acima de tudo. “Temos que ter uma Minas Gerais, de fato, com um regime de colaboração forte, mas não somente em repasse de recursos aos municípios, mas também com o compartilhamento de ideias para que os avanços possam existir”, ressaltou o secretário, que em sua gestão tem se empenhado para a ampla colaboração com os municípios em iniciativas que visam o compromisso com a Educação Pública de qualidade sem distinção de rede municipal ou estadual. 

Em seu momento de fala, Igor citou os investimentos do Governo de Minas no Projeto Mãos Dadas, o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) e também falou sobre as avaliações diagnósticas aplicadas na rede estadual de ensino que podem ser importante ferramenta para a rede municipal.  

Também discursou na abertura do evento, o presidente da Undime MG, Marcelo Wagner de Oliveira; e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios.

Ainda no primeiro dia do Fórum, o Sebrae fez a palestra “Empreendedorismo: Cidadania forma-se na escola”. Também na programação, o ex-jogador de vôlei e medalhista olímpico, Giovane Gávio, esteve presente e falou sobre a saúde física e mental no desenvolvimento do discente. 

Segurança na escola será debatida no Fórum
A SEE/MG participará da roda de conversa, na quinta-feira (18/5), sobre segurança na escola com o Núcleo Interinstitucional de Proteção Escolar. Além da Secretaria de Educação, outros órgãos parceiros discutirão sobre o tema, como a Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público,Sinepe-MG e Undime. A empresa SaferNet Brasil também foi convidada para este momento.