Secretaria de Educação de Minas Gerais participa do Fórum das Juventudes sobre o Novo Ensino Médio

Minas Gerais

13.09.2023

Com o objetivo de contribuir com o debate sobre o Novo Ensino Médio, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) marcou presença no Fórum das Juventudes Mineiras, promovido pelo Conselho Estadual da Juventude de Minas Gerais (CEJUVE), nesta segunda-feira (11/9), no Centro de Referência das Juventudes, em Belo Horizonte. 

O evento contou com a participação de representantes do poder público, lideranças e pesquisadores da área educacional, além de estudantes da rede pública de ensino. Rosely Lima, diretora de Ensino Médio da SEE/MG, representou a pasta abordando, principalmente, a implementação da Lei n° 13.415/2017, que institui, entre outras diretrizes, a política de fomento às escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). 

“O objetivo é contribuir para discussões e esclarecimentos sobre a implementação da lei na rede estadual de Minas Gerais junto às juventudes e em especial os estudantes da rede”, declarou Rosely. 

Na ocasião, a diretora reafirmou o compromisso do Governo de Minas com a aprendizagem das juventudes. “Toda contribuição visando a melhoria do processo é estudada pela equipe técnica e pedagógica com muita responsabilidade”, completou. 

A participação no fórum não é a única ferramenta de diálogo da atual gestão com a rede estadual de ensino sobre o tema, recentemente a SEE/MG finalizou a aplicação da Pesquisa de Opinião da Rede – Novo Ensino Médio (PNEM), com o objetivo de ouvir o maior número de estudantes, professores e gestores escolares sobre as percepções e expectativas em relação ao novo modelo. 

Em fase de análise, o levantamento subsidiará dados para viabilizar decisões mais assertivas e pensar estratégias que otimizem a arquitetura curricular do NEM, que está sendo implantado de forma gradual na rede estadual e que será realidade nas três etapas deste nível de ensino a partir de 2024.