Amazonas
15.09.2025A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio da Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (GAEED) e da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), esteve presente, entre os dias 9 e 11 de setembro, no ‘Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos: 1º Ano do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA)’.
O encontro, realizado no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do Ministério da Educação (Cetremec), em Brasília, buscou realizar durante os quatro dias de evento uma avaliação das ações realizadas durante o um ano de vigência do Pacto EJA.
No evento estiveram presentes a gerente da GAEED e coordenadora pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Kátia Mendes, a coordenadora do pacto EJA União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luisiane Lopes, e a Assessora Técnica Pedagógica e articuladora pelo CampEJA, Dayse Basílio. Durante a realização da iniciativa foram vivenciadas as ações e práticas que foram realizadas durante esse ano de Pacto.
Segundo a gerente da GAEED, Kátia Mendes, a Secretaria de Educação fez a adesão ao Pacto no ano de 2024 e esse comprometimento se estende para eventos como o Seminário onde a troca de experiências permite um melhor funcionamento para o Ensino de Jovens e Adultos de todo o Brasil.
“Essa adesão ao Pacto proporcionou que a Secretaria possa participar das ações que estão sendo desenvolvidas nesse ano em Brasília. Ouvimos as práticas de busca ativa, ouvimos as práticas que estão dando certo nos estados em relação ao aumento da matrícula de jovens e adultos”, completou a gerente.
Pacto EJA
Construído de forma colaborativa pelo Ministério da Educação (MEC) com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, o Pacto EJA visa, por meio de ações e programas, superar o analfabetismo e ampliar a oferta de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A Secretaria apresentou os materiais produzidos tais como os cadernos para as orientações metodológicas para o segundo semestre de 2025 e a impressão para o ‘Trilhas de Alfabetização’ para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA).
TEXTO: Andrya Pietra
FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar