Secretaria de Educação leva conhecimento e novos saberes aos alunos da escola Glória Perez

Acre

23.04.2025

Os alunos da escola de ensino integral Glória Perez tiveram um dia de absorção de novos conhecimentos e saberes. É que a divisão de Inovação da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) levou diversas atividades que oportunizaram novas metodologias ao ensino por meio da ação “inovação em ação”.

De acordo com o professor Leomar Amorim, chefe da divisão, foram levadas diversas atividades aos estudantes. O núcleo de matemática, por exemplo, levou a oficina divertidamente. O núcleo de robótica levou os objetos inteligentes e o núcleo de incentivo ao conhecimento levou os óculos de realidade virtual.

“Temos aqui nessa ação os núcleos que compõem a divisão e a ideia é aprender de forma divertida, de forma inspiradora, com práticas lúdicas, onde professores e alunos possam se inspirar e utilizar em sala de aula”, afirmou.

A oficina divertidamente traz a química, a física, a biologia e a matemática entre os componentes curriculares. “Com essa oficina mostramos de forma lúdica como aprender os conteúdos ministrados nessas disciplinas”, explicou.

Também foram apresentados os projetos do núcleo de automação e robótica. “Esses trabalhos é para que os alunos possam aprender e se identificar com a robótica, chamar a atenção deles e caso eles gostem, a gente voltar na escola com as oficinas”, ressaltou.

No que diz respeito aos óculos de realidade virtual, a ação apresenta uma nova tecnologia que pode ser utilizada em sala de aula. “Com essa tecnologia é possível colocar alguns vídeos, alguns filmes que tratem do assunto específico de cada disciplina, explicou o professor Leomar.

A professora de matemática da escola Glória Perez, Andreza Rodrigues, destaca a importância da ação. “É uma parceria crucial porque ajuda a desenvolver a criatividade, a habilidade técnica, além de promover o trabalho em equipe e também porque se trabalha uma educação votada para o século XXI e nada melhor do que se apresentar essas novas tecnologias”, disse.

A estudante Nárdia Maria Souza dos Santos, do primeiro ano, destacou que o que mais chamou sua atenção foram os jogos da oficina divertidamente e o núcleo de robótica. “A gente teve a oportunidade de fazer vários experimentos, inclusive com a utilização do telescópio”, afimou.

Eloá Cristina de Freitas, também do primeiro ano, gostou dos jogos, além dos carros e da inteligência das luzes demonstradas pelo núcleo de robótica. “Eu achei muito legal essa nova forma de aprender e com essa interação com os alunos”, disse.