Secretaria de Educação lança Guia de Implementação dos Clubes de Letramento no Território Amazonense

Amazonas

04.08.2025

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), realizou, na manhã desta segunda-feira (04/08), uma transmissão de lançamento do Guia de Implementação dos Clubes de Letramento no Território Amazonense, documento que reúne orientações práticas e pedagógicas voltadas à criação, desenvolvimento e ao acompanhamento dos Clubes de Letramento, com foco no protagonismo juvenil, na recomposição das aprendizagens e na valorização das vivências das adolescências amazônicas. 

 

Transmitido pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), o lançamento contou com a participação de diretores escolares, coordenadores distritais e regionais de educação e professores. A ideia é que esses profissionais possam utilizar o guia como subsidiador da implementação e dos registros dos Clubes de Letramento, que visam promover a recomposição de aprendizagens prioritárias e a inovação curricular nos anos finais do ensino fundamental, com foco no desenvolvimento integral dos estudantes.

 

“A gente sabe que as escolas já estão em ação desde o ano passado, mas esse ano, em especial, a gente tem esse documento todo característico com as nossas peculiaridades, com as nossas nuances, e também com orientações muito importantes sobre essa implementação”, ressaltou a assessora pedagógica do Deppe, Thayana Pessoa.

 

Uma escola para as adolescências

 

O guia é uma ação estruturante do Programa Escola das Adolescências, instituído em julho de 2024 pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de construir uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental que se conecte com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil. Atualmente, o Programa oferece suporte financeiro a 327 escolas da rede estadual para a implementação dos Clubes de Letramento.

 

Com a participação virtual da coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Érica Botelho Guimarães, foram destacados os desafios logísticos que envolvem a educação no Amazonas, agravados pelas condições climáticas de cheias e vazantes. De acordo com a coordenadora, o Programa Escola das Adolescências tem a capacidade de chegar, como política, a todos os municípios e comunidades do estado.

 

“Cada escola é um mundo, com saberes próprios e desafios que são únicos, quando a gente fala em termos de Brasil já temos uma complexidade e diversidade enorme, e o estado do Amazonas traz toda essa complexidade também, e eu acho que aqui está o nosso grande desafio”, afirmou.

 

A implementação dos Clubes de Letramento é estruturada em sequências didáticas a serem desenvolvidas durante o ano letivo, considerando as habilidades essenciais das áreas de conhecimento do Ensino Fundamental, com um clube específico para cada ano desta fase de ensino. Consciente dos desafios do chão da escola, o Programa oferece um suporte integral aos educadores, disponibilizando os Cadernos de Inovação Curricular (CICs) como material de apoio pedagógico e garantindo recursos financeiros.

 

Com uma abordagem flexível, os Clubes podem ser adaptados a diferentes contextos, seja em escolas de tempo parcial ou integral, visando sua efetiva incorporação na rotina escolar.

 

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar