Secretaria de Educação investe em esporte, serviços e leitura para escolas do Norte Fluminense

Rio de Janeiro

26.06.2024

Estudantes de cinco escolas estaduais de Campos dos Goytacazes e de São Francisco do Itabapoana, no Norte Fluminense, receberam, nesta terça-feira (25/06), coleções de livros, kits de laboratório e uma nova quadra poliesportiva. A iniciativa beneficia mais de 3.700 alunos dos ensinos Fundamental e Médio.

As entregas fazem parte das ações promovidas pela Secretaria de Estado de Educação para melhorar a qualidade do ensino na região. O evento contou com a presença da secretária Roberta Barreto, e a comunidade escolar também se beneficiou do programa Seeduc + Perto, que vem atendendo servidores, alunos e ex-alunos que precisam resolver problemas junto ao órgão.

A visita faz parte da agenda da pasta para fomento e apoio às escolas da rede estadual, que vem conversando com alunos e servidores para melhorar as condições de ensino na rede, como explica a secretária.

— O objetivo é ampliar o conhecimento e desenvolvimento dos estudantes. Para isso, uma infraestrutura adequada e equipamentos de aprendizagem são importantíssimos. A educação não acontece sem isso. Sempre digo que o estudante que lê escreve bem, o que é imprescindível para uma boa redação no Enem e, assim, ter acesso ao ensino superior. Todos esses títulos, que são de vários gêneros diferentes, foram escolhidos pelos próprios alunos e esperamos que eles circulem entre os colegas — afirmou a gestora.

Ainda sobre a importância do papel do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, a secretária Roberta Barreto defendeu a presença do poder público junto às escolas, a fim de auxiliá-las no processo de ensino.

— O Estado precisa estar presente no mais distante município, é nosso dever pavimentar o caminho dos alunos. Por isso, ter um governo que ouve as demandas é fundamental e essas visitas servem para implantar novas políticas públicas. É maravilhoso estar no chão da escola, ver o dia a dia dos estudantes e dos servidores — concluiu a professora.

Pela manhã, o grupo esteve no Colégio Estadual Julião Nogueira, no bairro Parque Santo Amaro, em Campos, onde foi feita a primeira entrega e a secretária também autorizou a criação de um Centro de Mídias na escola. Em seguida, a equipe foi para o Ciep 268 - Luiz Carlos de Lacerda, no bairro Travessão, no mesmo município, para entrega dos livros.

— Estava esperando por essas obras. Eu amo a biblioteca, amo ler, e procuro fazer tudo que posso aqui. Agora, com esses livros, creio que nossa escrita e leitura devem melhorar ainda mais — disse a estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Dafini Assis (14 anos).

Na sequência, foi a vez do Colégio Estadual Pedro Cerqueira, em Imburi, no município de São Francisco de Itabapoana, onde, além da entrega de livros, a pasta promoveu mais uma edição do programa Seeduc + Perto, que durou até às 15h e a inauguração da quadra poliesportiva da unidade, muito aguardada por alunos como Bernardo, da 3ª série do Ensino Médio.

— A direção sempre buscou essa reforma porque nós, jovens, gostamos de praticar atividades. Ter uma boa quadra é muito importante pra isso, além de cuidar da nossa saúde e do nosso bem-estar, especialmente para não termos obesidade e sedentarismo — disse o estudante.

Acompanhando a comitiva estava a subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel, que é nascida em Campos e falou sobre o orgulho de ver alunos da região contribuindo para a sociedade local.

— Temos aqui muitos frutos dessa região. São professores, médicos, policiais, outros profissionais que são oriundos da rede pública e que representam nossa terra, o Norte Fluminense. Estamos muito felizes em saber que essa gestão entende o trabalho das escolas e dá resposta para a comunidade escolar — declarou a docente.

De volta a Campos, os técnicos seguiram para o Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel, para a entrega do kit de laboratório, contendo diversos materiais e equipamentos de estudo, para felicidade do estudante da 1ª série do Ensino Médio, Amós Veturino (16 anos), que quer seguir nesta área de ensino.

— Eu fiquei muito contente com os materiais. Eles vão ajudar demais no dia a dia da escola, e contribuir pra minha educação, já que eu pretendo fazer biomedicina. Estou com uma expectativa muito boa, gostei de tudo — afirmou o jovem.

Por fim, o grupo fechou o dia no Liceu de Humanidades de Campos, onde deixaram mais livros e conversaram com alunos e servidores.

— Eu vou ler um livro da Primeira Guerra Mundial, já que sempre gostei de história, é uma área muito importante, pois consigo me enxergar através dela. Gosto de ler porque os livros influenciam em nossa vida e nos ajudam a passar em provas como o Enem — disse o aluno da 1ª série do Ensino Médio, Daniel Oliveira.

Agora, a ideia é ouvir demandas semelhantes em outras regiões do estado, a fim de que novas entregas possam ocorrer, aumentando a qualidade do ensino e atendendo os pedidos dos estudantes e professores de nosso estado.

Foto: Sandra Barros - Seeduc-RJ