Secretaria de Educação inicia pactuação de metas com GREs no Sertão

Pernambuco

23.03.2015

A Secretaria de Educação do Estado (SEE) deu início, neste mês de março de 2015, ao seu calendário de atividades do Pacto pela Educação (PPE) junto às Gerências Regionais de Educação (GRE). Na última quarta-feira (18), o secretário Fred Amancio, a comitiva da SEE e a equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão (Spelag/PE) aportaram na GRE do Sertão de Itaparica, sediada no município de Floresta para a pactuação de metas. O mesmo grupo já havia passado pelas GRE do Sertão do Pajeú (Salgueiro), Sertão do Araripe (Araripina) e Sertão do Submédio São Francisco (Petrolina).

A maratona de reuniões que percorreu quatro das 17 GREs, envolveu gestores de 233 escolas dos 32 municípios que integram as quatro gerências já visitadas. Os destaques ficam por conta da participação dos alunos e professores, que recebem a comitiva com calorosas e emocionantes apresentações, envolvendo tecnologia, vídeo, dança, música, poesia e teatro.

As reuniões fazem parte da política pública de monitoramento da qualidade das escolas estaduais, e tem como objetivo reforçar a importância do planejamento e do acompanhamento dos indicadores educacionais para o alcance das metas acordadas entre Governo, GREs e escolas.

As metas pactuadas dizem respeito ao desempenho das escolas e alunos com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação em Pernambuco (Idepe), que tem medições realizadas anualmente, e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), cujas avaliações acontecem a cada dois anos. Em 2015 haverá provas do Idepe e IDEB.

Os próximos encontros do PPE estão marcados para os dias 26 e 27 de março, nas GRE situadas em Garanhuns e Caruaru, respectivamente.