Secretaria de Educação e Instituto Federal do Acre firmam parceria e lançam a academia do futebol

Acre

04.05.2022

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Esportes e o Instituto Federal do Acre (Ifac) firmaram nesta semana uma parceria para lançar a academia de futebol,  uma espécie de escolinha de futsal. A solenidade de lançamento aconteceu no hall do estádio Arena da Floresta.

De acordo com o chefe do Departamento de Esportes da SEE, Júnior Santiago, o projeto irá atender, inicialmente, em torno de 500 estudantes, desde crianças a partir dos seis anos de idade e jovens de até 23 anos. Ao todo, serão dez núcleos espalhados tanto na capital quanto no interior do Estado.

“Inicialmente, vamos começar as atividades da escolinha de futebol com seis núcleos, ficando quatro para serem implementados em um segundo momento”, faz questão de explicar o chefe de Departamento.

Por meio da parceria foram investidos em torno de R$ 400 mil para a aquisição de material esportivo e também a contratação de profissionais, por parte do Ifac, que irão atender nos núcleos onde a academia funcionar. O projeto irá atender, sobretudo, alunos carentes que não podem pagar uma escolinha das escolas estaduais.

“Essa parceria é extremamente importante para o esporte escolar e através dessa parceria com o Ifac a gente pode estar dando atenção a essas crianças e jovens, para que eles possam estar fazendo essa escolinha no contraturno e podem receber esse aprendizado”, afirma Santiago.

Um curso de capacitação dos profissionais que irão trabalhar nas escolinhas de futsal foi realizado entre os dias 25 e 29 de abril. “Foram cinco dias de capacitação com esses profissionais feita pela SEE em parceria com a federação acreana de futsal e a gente desenvolveu esse projeto junto com o Ifac que hoje é uma realidade”, disse.

Além da cessão dos espaços para tornar a escolinha uma realidade, a parceria estará beneficiando os alunos da rede público por meio da inclusão social e permitindo que eles possam ter uma atividade física saudável no contraturno das aulas.