Pernambuco
03.09.2019Nesta segunda-feira (03), estudantes que vão representar Pernambuco no Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) participaram de uma reunião de planejamento e pré-embarque na Secretaria de Educação e Esportes (SEE), no bairro da Várzea. À tarde, eles participaram de uma audiência na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde foram apresentados oficialmente aos deputados pernambucanos.
As orientações foram repassadas por Márcia Rodrigues, gestora de programas e projetos especiais da SEE, e Débora Callander, coordenadora suplente do PJB em Pernambuco. “Aqui é onde a gente tira as dúvidas e explica os detalhes sobre as passagens, hospedagem e regras gerais do programa. Essas orientações servem para que todos desembarquem em Brasília sabendo de seus papéis e deveres na jornada”, detalhou Márcia.
“A reunião foi norteadora pra gente chegar em Brasília mais preparado e ter uma noção do que vai acontecer por lá. Estou bastante ansioso para a experiência. Venho contando os dias desde a divulgação do resultado. Espero trazer muito aprendizado e conhecer pessoas, projetos, pretendo aproveitar o máximo esses dias na política”, disse Luan Torres, aluno da Escola Técnica Estadual (ETE) Governador Eduardo Campos, de São Bento do Una. Além dele, Pernambuco será representado pelos estudantes Diogo Junior Alexandre Rodrigues, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Augusto Gondim, em Goiana; Estêvão De Moraes Santos, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Belo Jardim; e Thiago Felipe De Almeida Sá, do Colégio Militar do Recife.
O Programa tem como objetivo possibilitar aos estudantes do ensino médio/técnico das escolas públicas e privadas brasileiras o exercício da cidadania, da representação política, da vivência do processo legislativo e da liderança, por meio de sua diplomação, posse, investidura e atuação em mandato legislativo. Além disso, o projeto garante a oportunidade de conhecer a rotina dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados, difundindo o processo democrático e despertando os estudantes para a reflexão crítica e para a representação política.