Secretaria de Educação e Esportes promove encontro com educadores na Semana da Pessoa com Deficiência

Pernambuco

21.08.2019

Na manhã desta terça-feira (20), a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), através da Gerência de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania (GEIDH), realizou um encontro com educadores das redes municipal e estadual, além de representantes de universidades, para falar sobre a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. Tendo como tema “Participação Social: um exercício da cidadania na construção de políticas públicas”, os participantes puderam trocar experiências e assistir à palestra sobre políticas públicas desenvolvidas pela SEE no auditório do bloco A. 

“Já que trabalhamos a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, precisamos manter este diálogo permanente com professores, educadores de apoio e técnicos das gerências regionais, para continuar garantindo a participação de todos como parte do exercício da cidadania”, comentou Vera Braga, gestora da GEIDH, sobre o evento. Para ela, a inclusão é algo inerente à cidadania, independente de credo, orientação sexual e questões étnicos-raciais. 

“Precisamos ter como base a inclusão de todos e todas a partir de sua identidade, da forma como ele se reconhece. Antes de qualquer deficiência, é preciso ver cada um enquanto pessoa. Viemos de uma sociedade exclusiva, e é por isso que ainda precisamos falar de inclusão”, pontuou Vera Braga. 

Manoel Apolônio é professor instrutor de Libras da Escola Padre Antônio Callou de Alencar, localizada em Canhotinho, e participou do encontro.  “Um momento como esse é de grande relevância em nossa prática pedagógica, visto que passamos por atualizações e somos sempre beneficiados por nossa participação. Não podemos esquecer das trocas de experiências, que contribuem nas ações que vamos desenvolver na escola com os nossos estudantes em suas diversas especificidades”, comentou sobre os benefícios pedagógicos de participar de debates como estes.

Ana Selva, secretária executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), explicou os impactos da inclusão na Rede Estadual. “A inclusão é fundamental quando se pensa na sociedade, e educação, para todos. Não adianta falarmos e não praticarmos. Hoje vivenciamos nas escolas o paradigma da inclusão, cujo impacto é garantir a aprendizagem para todos, de forma que todos tenham condições de aprender, ainda que alguns tenham necessidades específicas”.