Pernambuco
24.09.2020Nesta quinta-feira (24), o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio, e o executivo da pasta, Diego Pérez, participaram da inauguração do novo Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão). Totalmente modernizado e requalificado após a primeira reforma de grande porte de sua história, um dos principais símbolos da vida esportiva e cultural do Recife está novamente à disposição da população. Com a conclusão das obras, o Geraldão foi transformado num complexo multiuso de altíssimo padrão, capaz de receber grandes eventos esportivos e de entretenimento, além de oferecer diversos tipos de atividades esportivas gratuitas.
A programação montada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife (Seturel) para marcar o retorno do Geraldão à rotina do Recife inclui jogos-treino de futsal, handebol, vôlei e basquete, de sexta (25) a segunda (28), sem público e seguindo todos os protocolos sanitários. Os jogos-treino envolverão atletas federados de equipes indicadas pelas respectivas federações, incluindo os paralímpicos. No dia 5 de outubro, a partir das 7h, serão gradualmente retomadas as atividades esportivas gratuitas oferecidas à população, inicialmente com cerca de 350 alunos de Natação, Karatê, Dança Popular e Pilates, nas categorias Juvenil e Adulto.
“É uma alegria muito grande inaugurar o Geraldão, pois ele é um ícone da nossa cidade. O ginásio está completamente modernizado e tenho certeza que é o melhor ginásio público do Brasil, além de ser um equipamento que tem um caráter social, econômico, esportivo e educacional. É um espaço completo que vai ajudar inclusive no turismo da nossa cidade”, destacou o prefeito do Recife, Geraldo Júlio.
“A inauguração do Geraldão é um grande passo de reforço para o esporte do estado junto com a Arena de Pernambuco e o Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, que traz essa nova grande oportunidade não só para o esporte de alto rendimento, mas também para inspirar novas gerações formando atletas e construindo cidadania a tanta gente que precisa”, pontuou o secretário executivo de Esportes do Estado, Diego Pérez.
O novo complexo multiuso tem placar eletrônico com quatro faces; quadra poliesportiva de 20x40 metros, totalmente adaptada aos novos padrões internacionais; duas rampas de acesso para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; cobertura termoacústica; sistemas de climatização e sonorização. Além da recuperação estrutural completa, o equipamento ganhou novas instalações hidrossanitárias, estação de tratamento de esgoto, bilheteria, guaritas, cadeiras em todos os anéis, pisos, esquadrias e luminárias renovadas.
De acordo com Amancio, a inauguração do Geraldão vai trazer um impacto positivo para a educação e o esporte do estado. “Sem dúvidas é um equipamento esportivo extraordinário. O Geraldão sempre fez parte da história do esporte e dos eventos de Pernambuco e com essa reforma ele assume um novo papel de levar o Estado e a cidade do Recife para todos os lugares. Ele tem um padrão que vai permitir competições nacionais e internacionais, e quando juntamos todo esse complexo ao Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, a gente forma dois grandes equipamentos que colocam Pernambuco e o Recife no cenário nacional do esporte e das competições esportivas. Sem dúvidas, é um dia histórico para o esporte do estado”, considerou.
ESTRUTURA - O equipamento tem mais de 20 mil m2 de área construída, sistema de som com 42 caixas e mesa digital de 32 canais, 3 auditórios, salas para dança, artes marciais e palestras, duas piscinas, 3 quadras fora do ginásio e ampla área externa, com estacionamento de 8 mil m2. O ginásio poliesportivo tem capacidade para quase 10 mil pessoas e ganhou 8 camarotes, 12 bares, tribuna de honra e tribuna de imprensa.
As três quadras poliesportivas externas também passaram por reforma e ganharam um espaço para esportes de areia. Concluída há cerca de três anos, a requalificação do parque aquático equipou o complexo com uma nova piscina semiolímpica de 25 x 12 metros, além da recuperação total de uma outra, já existente, de 15 x 6 metros. Ambas já vinham sendo usadas pela população para atividades de natação e hidroginástica.
No Geraldão, a população voltará a ter acesso, gradualmente, a aulas de Judô, Luta Olímpica, Dança de Salão, Badminton, Basquete, Vôlei, Futsal, Handebol, Ginástica Aeróbica, Ginástica Rítmica e Ginástica Artística. Haverá também uma Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec), espaço pedagógico criado para proporcionar inclusão digital à comunidade e aos estudantes da Rede de Ensino do Recife.
PROTOCOLOS – Para garantir a segurança sanitária durante a pandemia da covid-19, os atendimentos presenciais e visitas técnicas ao Geraldão só poderão ocorrer com agendamento prévio, levando em conta o distanciamento social, higienização do ambiente e das mãos e o uso de máscara. Os protocolos a serem seguidos incluem também acesso ao complexo 15 minutos antes do início das aulas, aferição de temperatura, desativação de bebedouros, controle de alunos em cada equipamento esportivo, evitar aglomerações, manter distanciamento, evitar uso de acessórios nas mãos e nos braços dentro do Ginásio, proibição do compartilhamento de utensílios de uso individual, limpeza constante dos banheiros e vestiários, higienização dos materiais e equipamentos esportivos a cada intervalo de aula.
HISTÓRIA - O Geraldão faz parte de um acervo de equipamentos esportivos projetados pelo arquiteto Ícaro de Castro Melo, que inclui também os ginásios Nilson Nelson, em Brasília; Paulo Sarasate, em Fortaleza; e do Ibirapuera, em São Paulo. Ícaro foi um dos principais representantes da arquitetura moderna aplicada a equipamentos esportivos do Brasil.
Inaugurado em 1970, o equipamento tem lugar cativo na memória afetiva dos recifenses, tendo abrigado eventos históricos como o jogo da Seleção Brasileira de Vôlei, nos anos 80, uma etapa da Liga Mundial de Vôlei e as apresentações do Holiday On Ice e dos Globetrotters, além de inúmeros shows de artistas nacionais e internacionais, incluindo Faith No More, A-Ha, Jimmy Cliff e Julio Iglesias.