Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco realiza avaliação para nortear ensino durante a pandemia

Aprendizagem

12.03.2021

Diante do cenário educacional complexo que se instalou em todo o mundo no ano de 2020, com a suspensão das aulas presencias e do modelo híbrido de ensino adotado em todo o estado devido a pandemia da Covid-19, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco realizará, entre os dias 22 de março e 07 de abril, uma Avaliação Diagnóstica em toda Rede Estadual. A avaliação tem o objetivo de nortear o ensino e a aprendizagem dos estudantes na retomada às aulas presenciais neste início de ano letivo. Serão avaliados todos os estudantes desde o 2º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

Com dois tipos de formatos (digital e impressa), a Avaliação Diagnóstica vem atender aos dois modelos de ensino adotados hoje no Estado. A Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE) uniu os esforços de todas as suas equipes na criação do caderno de testes e sua aplicação será coordenada pela Gerência de Avaliação e Monitoramento das Políticas Educacionais (GAMPE), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).

Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental serão avaliados os componentes de Português e Matemática, e no Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, todos os componentes curriculares. Serão disponibilizados, portanto, quatro cadernos de testes: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e da Natureza. No modelo impresso, os estudantes farão a avaliação na escola, respeitando as regras de distanciamento social estabelecidas pelas autoridades sanitárias. Já no formato digital, os estudantes poderão acessar a avaliação de qualquer equipamento eletrônico via plataforma do Saepe (https://avaliacaoemonitoramentopernambuco.caeddigital.net/). A avaliação também poderá ser realizada pelo aplicativo “Conecta Aí”. Para ter acesso, o estudante deverá inserir sua matrícula no SIEPE. 

De acordo com o gerente de Avaliação e Monitoramento das Políticas Educacionais, Dionísio Júnior, é de extrema importância que o estudante saiba o número de sua matrícula quando for realizar a avaliação digital. “Para ter acesso ao caderno de testes, o único meio de autenticação será a matrícula do estudante. Por isso, é importante que eles já conheçam essa matrícula para que no momento da Avaliação Diagnóstica eles possam ter acesso ao caderno de testes e para que o sistema registre sua participação na prova”, ressaltou. O número da matrícula pode ser obtido junto a coordenação da escola.

A Rede, as escolas e os professores receberão os resultados, que auxiliarão na tomada de decisões no âmbito pedagógico. Deste modo, a Avaliação Diagnóstica vem corroborar para não acentuar as desigualdades causadas com a suspensão das aulas presenciais, mas, sobretudo, promover a equidade, apontando saídas, através do diagnóstico das expectativas de desempenho apresentadas pelos estudantes pernambucanos, possibilitando assim, a garantia do direito de aprender.