Pernambuco
23.08.2019A Secretaria de Educação e Esportes (SEE), em parceria com a Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), deu início, na manhã desta sexta-feira (23), ao Curso de Atualização em Atenção Integral à Saúde do Servidor da Educação. O curso é direcionado aos profissionais dos Núcleos de Atenção ao Servidor (NAS), distribuídos na sede da SEE e nas 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) espalhadas pelo Estado. A ação conta com a participação de mais de 1.800 servidores.
A aula inaugural do curso contou com a palestra da Dra. Idê Gomes Dantas Gurgel, graduada em Medicina e Doutora em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz. Na ocasião, Idê falou sobre “Saúde do Trabalhador: Interprofissionalidade na Atenção Integral”. “Qualquer atividade de trabalho, é uma atividade que leva ao adoecimento. É fundamental que todos os trabalhadores tenham conhecimento do seu processo de trabalho e sobre os possíveis riscos e danos à saúde que possam acontecer. Então, cursos como esse são de extrema importância para qualificar os profissionais e para que seja pensada uma forma de minimizar esses adoecimentos”, falou Idê.
O curso tem como objetivo subsidiar as ações desenvolvidas pelos profissionais dos NAS da Secretaria de Educação e Esportes, a partir da compreensão de saúde do trabalhador, como um conjunto de ações de vigilância e assistência, que visa a promoção, a proteção, a recuperação e a reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos a riscos e agravos provenientes do ambiente e processos de trabalho. “Este é um curso que vem numa perspectiva de atualização permanente, de aperfeiçoar e de associar a teoria a prática ao dia a dia dos profissionais que estão nas gerências e na sede, para que desenvolvam um trabalho em uma perspectiva mais coletiva de promoção à saúde”, comentou Elizabeth Jales, superintendente de atenção ao Servidor e Relações de Trabalho.
O Núcleo de Atenção ao Servidor trabalha com a relação de saúde com o ambiente e os processos de trabalho. Desta forma, o NAS foca na participação e no saber dos trabalhadores para que seja desenvolvido um trabalho em conjunto com excelência na atenção ao servidor, proposta que será fortalecida no curso que teve início nesta data. Nas GREs, o núcleo é composto por Assistente Social, Psicólogo e Fonoaudiólogo. Na sede do órgão, o NAS conta, além de Psicólogo e Assistente Social, com uma equipe de práticas corporais. “Essa é uma oportunidade única de ampliar nosso conhecimento, de ter isso mais firmado em torno da saúde do trabalhador e ter mais embasamento teórico e conceitual que vai nos dar mais suporte para trabalhar de uma forma mais efetiva”, declarou Bianca Pontes, professora de Educação Física e Instrutora de Yoga no NAS.
O curso será dividido em cinco módulos nos polos de Recife, Garanhuns e Floresta, com momentos presenciais bimensais, momentos de atividades focadas na prática profissional e a distância, através de plataforma disponibilizada pela ESPPE. É importante ressaltar que a formação é requisito para a atuação profissional nos Núcleos de Atenção ao Servidor.