Secretaria de Educação e Detran desenvolvem projeto de curso preparatório para primeira habilitação

Roraima

09.02.2023

Na manhã desta quarta-feira, 8, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e o Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) realizaram alinhamentos sobre a implementação do projeto “O Jovem no Trânsito”, que será realizado em parceria entre as duas instituições do Governo de Roraima.

O programa é um curso preparatório para a retirada da primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação), destinado aos estudantes da 2ª e 3ª série do Ensino Médio. O curso tem carga horária de 90 horas e será ministrado por instrutores do Detran-RR como atividade extraclasse nas escolas. As tratativas ocorreram em uma reunião entre o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita, e o presidente do Detran-RR, Álvaro Duarte.

“Desenhamos esse projeto ano passado e agora ele está sendo colocado em prática. É uma oportunidade que a Seed e o Detran tem de trabalhar juntos, levar educação no trânsito para os estudantes e contribuir para a formação cidadã”, ressaltou o secretário Nonato Mesquita.

Os estudantes receberão livros e também terão à disposição um aplicativo com aulas, testes, informação sobre legislação no trânsito e simulados. O projeto está baseado na Resolução n° 265 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

“A resolução permite que os alunos, durante o Ensino Médio, possam fazer 90h de Educação no Trânsito e quando concluírem essa carga horária, vão estar aptos a fazer a prova teórica para retirar a CNH, sem necessidade de passar por um Centro de Formação de Condutores, e se for aprovado, já pode fazer a segunda fase, que é a prova prática”, explicou o presidente do Detran-RR, Álvaro Duarte.

A previsão é que o projeto seja implementado inicialmente nas escolas que ofertam o Ensino Médio na capital e posteriormente para as escolas do interior. Atualmente em todo Estado existem 156 instituições que ofertam o Ensino Médio. Destas, 32 estão localizadas em Boa Vista.
 

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: ASCOM-SEED