Educação do Rio Grande do Sul lança "Acolher e Educar" para orientar e apoiar comunidade escolar da rede estadual diante da crise climática

Rio Grande do Sul

29.05.2024

A Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul deu início na manhã desta terça-feira (28/05) ao "Acolher e Educar", conjunto de ações de orientação e compartilhamento com a Rede Estadual para a retomada das atividades nas escolas do Rio Grande do Sul pós-eventos climáticos.

A primeira transmissão, que teve como tema Orientações Pedagógicas, ocorreu no estúdio do Instituto General Flores da Cunha de Educação, em Porto Alegre, com a participação da Secretária de Educação, Raquel Teixeira, do subsecretário de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Jerônimo, e da diretora do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Educação Básica - SubEdu, Sherol dos Santos.

Na abertura, Raquel Teixeira reconheceu o esforço dos diretores e das equipes das escolas diante dos desafios climáticos. “Minha admiração e gratidão a cada um de vocês pela liderança na condução da causa da Educação. O trauma que estamos vivendo requer todo tipo de apoio. Nosso grande objetivo neste momento é garantir aos nossos alunos um ambiente acolhedor”, afirmou.

Em seguida, Marcelo Jerônimo e Sherol dos Santos detalharam o plano de retorno gradual e seguro às atividades, destacando a diversidade das situações enfrentadas pelas escolas estaduais. “Temos regiões com poucos estragos físicos onde as aulas puderam retornar, diferentemente de lugares muito afetados, com escolas destruídas e dificuldades logísticas”, explicou Jerônimo.

As estratégias de retomada visam atender a todos os estudantes da Rede Estadual, com modalidades de ensino presencial, híbrido, por revezamento ou remoto, conforme as condições de cada escola. A definição dessas modalidades é feita em parceria com as direções das escolas e as Coordenadorias Regionais de Educação, incentivando o protagonismo dos alunos nesse processo. O plano também inclui medidas de acessibilidade, com atenção ao Atendimento Educacional Especializado (AEE).

“Nosso trabalho é garantir que toda a comunidade escolar possa estar em um lugar seguro, assegurando o direito dos alunos à aprendizagem”, reforçou Jerônimo.

Durante a live, o público encaminhou perguntas, que foram respondidas ao vivo. A próxima live será nesta quarta-feira (29/05), às 11h, no canal oficial do YouTube da TV Seduc RS, abordando o tema "Escola Sensível ao Trauma".

Confira a programação das próximas lives do "Acolher e Educar"

  • Escola Sensível ao Trauma | Quarta-feira (29/5)

  • Obras e Administrativo | Terça-feira (4/6)

  • Recursos humanos | Quinta-feira (6/6)