Secretaria de Educação do Piauí oferece curso de Agente de Portaria

Capacitação

10.10.2017

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai promover o curso de Agente de Portaria - Defesa Pessoal, que inicia dia 30 de outubro, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire. O curso tem duração de 120 horas e as aulas acontecerão, semanalmente, das 14h às 18h.  Para viabilizar a formação, o Centro firmou uma parceria com a Secretaria de Segurança, por meio do RONE/PI que vai ministrar alguns dos módulos do curso.  


De acordo o Gerente de Formação, Rogério Oliveira, o visa atender prioritariamente às quatro Gerências Regionais de Educação (GREs) de Teresina, a 18ª, 19ª, 20ª e 21ª GREs. "Com esse curso, nós queremos proporcionar as competências e habilidades mínimas para que os Agentes de Portaria possam assumir com mais segurança o seu papel nas escolas da rede estadual de educação", explica o gerente.

Segundo Rogério, verifica-se a necessidade desses  profissionais dominarem além de técnicas de defesa pessoal, também habilidades interpessoais. "Vamos trabalhar não apenas a parte prática, mas também um conjunto de habilidades para que esses profissionais possam melhorar  o desempenho de seu trabalho", justifica.

A programação do curso, segundo Rogério, disponibilizará um módulo voltado para Relações Interpessoais, um módulo que trata dos Direitos e Deveres, para que esses profissionais possam conhecer todo o referencial do Plano Nacional e também no Plano Estadual, além de um módulo para que eles possam lidar com situações de violência, principalmente situações surpresa que possam vir a ocorrer na escola.  As inscrições podem ser feitas pelo link: https://credencial.imasters.com.br/defesapessoal.

A iniciativa, segundo a coordenação do curso, visa também atender orientações do Plano Nacional de Educação, do Plano Estadual de Educação, bem como do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Estado do Piauí dentre outros documentos que dão embasamento legal ao trabalho desenvolvido por esses profissionais.