Amazonas
22.08.2022A Secretaria de Estado de Educação e Desporto realizou, nesta segunda-feira (22/08), a abertura da 15ª Semana da Pessoa com Deficiência, que, neste ano, teve como tema “É tempo de afirmar: ações pedagógicas de inclusão como protagonismo da pessoa com deficiência”.
A atividade tem como objetivo sensibilizar a sociedade quanto à inclusão escolar e social de estudantes com deficiência, além de fomentar o debate e apresentar práticas pedagógicas voltadas ao público da Educação Especial.
De acordo com a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, a demanda requer atenção e, por isso, a programação da 15ª Semana da Pessoa com Deficiência se faz necessária.
“Está é uma semana de muita reflexão, estamos nos reunindo para debater temas importantes. O nosso objetivo é oportunizar que todas as pessoas tenham acesso garantido a educação de qualidade”, explicou Kuka Chaves.
O professor Dalmir Pacheco, que atua no Instituto Federal do Amazonas (Ifam) como coordenador do núcleo de tecnologia assistida, destaca a importância de dialogar sobre a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
“Todo evento que promova a independência e o empoderamento da pessoa com deficiência, são eventos que devem fazer parte de uma e da agenda social, principalmente por conta da visibilidade. Pessoas com deficiência, apesar de serem 1/4 da população brasileira, ainda são tratadas como seres invisíveis, não tem respeito, não tem consideração e simplesmente dependemos de outra pessoa para nos tratar. Então eu sou uma pessoa que tenho deficiência e prezo a total independência e a autonomia da pessoa com deficiência”, apontou o professor.
Atualmente a rede estadual conta com 6.454 estudantes da Educação Especial, todos matriculados em escolas regulares da capital e interior, e ainda, 645 alunos matriculados nas nossas escolas especializadas da capital.
Dentre as ações voltadas para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, serão realizadas atrações culturais, mesa redonda, palestras, oficinas, socialização de materiais adaptados e missa em celebração à Semana.
A programação de abertura contou com a palestra: O Atendimento Educacional Especializado - AEE e a importância da avaliação inicial; o que avaliar é o modelo de avaliação (estudo de caso). A oficina tem o foco nos profissionais de educação, e busca enfatizar a importância da avaliação inclusiva, conforme a habilidade de cada estudante da educação especial.
Professora há 14 anos, Gorete Lima, explica a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. “Esta atividade é necessária para que a gente construa políticas públicas que garantam o acesso e a permanência das pessoas com deficiência em todos os espaços, precisamos construir um caminho sólido para acolher os nossos alunos e professores na sociedade”, disse Gorete.
A gerente de Atendimento Educacional Especial - GAEE, Lucilene Macedo, ressaltou o trabalho realizado dentro da rede estadual de ensino. “Durante toda a semana nós estaremos realizando uma programação que alcançará também as nossas escolas estaduais, querendo que essas atividades cheguem aos nossos estudantes, para que de fato haja a inclusão das pessoas com deficiência”, finalizou Lucilene.
FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM