Secretaria de Educação do Amapá lança programa Pacto Pela Paz na Escola

Amapá

09.03.2015

Com o intuito de promover uma relação harmônica e de paz entre os alunos no ambiente escolar, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) criou o Programa Pacto Pela Paz. Para a execução do programa, a instituição firmou parceria com a Escola de Administração Publica (EAP) para efetivar a formação do Comitê Interno da Paz (CIDIPAZ).

No total, 17 escolas fizeram adesão ao programa. Serão formados nessa primeira etapa 120 pessoas, que equivalem a componentes titulares, seis de cada escola, representantes das categorias de alunos; professores; familiares; direção; corpo técnico e pessoal de apoio.

O curso acontecerá na EAP, nos dias 22 e 23 deste mês. A programação contará com cerimônia de abertura. A formação vai debater sobre os fatores que influenciam as atitudes de violência na escola, potencializando a atuação das Comissões internas do programa.

De acordo com a coordenadora de Educação Básica, Rosinete Rodrigues, a ideia é proporcionar reflexão quanto a função da escola na formação de valores dos alunos, enquanto ser humano em desenvolvimento. Na ocasião, haverá discussões sobre o papel e responsabilidade de cada segmento que compõe a comissão interinstitucional do programa.

"O bom funcionamento das unidades escolares depende de vários fatores, principalmente da observação e cumprimento das normas de boa convivência, as quais devem ser norteadas por valores e princípios éticos, em consonância com a realidade escolar, como ponte para construir um ambiente harmonioso, adequado para aprendizagem tranquila e segura dos alunos", elucidou a coordenadora.

Formação

O curso de formação terá a carga horária de 16h, realizado por meio de oficinas temáticas, onde os participantes serão organizados em quatro turmas, e terá duração de quatro horas com participação nos dois turnos. A formação continuada atenderá aproximadamente 120 componentes.