Secretaria do Acre realiza oficina para uso de aplicativos educacionais

Acre

25.05.2023

O Núcleo de Inovações Tecnológicas Educacionais (Nite), ligado ao Departamento de Inovações Educacionais e Mídias Digitais da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), está realizando oficinas para uso de aplicativos educacionais nos tablets dos alunos do terceiro ano do ensino médio.

Nesta quarta-feira, 24, a oficina de utilização dos aplicativos foi realizada para os alunos da escola de tempo integral Armando Nogueira. Os aplicativos utilizados na oficina são o photomath, o object viewer, o duolingo, o Google keep, o Google eart (ou Google terra) e o revisapp.

De acordo com a coordenada do Nite, professora Fabiane Farias, as oficinas são direcionadas principalmente para os estudantes, mas os professores também podem participar, “para que eles consigam efetuar seus planejamentos dentro das suas sequências didáticas inserindo esses aplicativos”, disse.

O photomath trabalha a questão dos cálculos matemáticos; o duolingo é um aplicativo de idiomas gameficado; o object viewer trabalha a visualização de objetos em 3D; o Google earth é um aplicativo de visualização do planeta; o Google keep traz a possibilidade do aluno ter um caderno inteligente; e o revisapp ajuda os alunos para a redação do pré-Enem Legal.

“Todos esses seis aplicativos educacionais irão direcionar o aluno a potencializar o conhecimento nos diversos componentes curriculares, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem”, afirma Fabiane.

A ideia é fazer com que a oficina alcance todos os alunos do ensino médio e já há um cronograma para o mês de junho. Na próxima sexta-feira, 26, a oficina será realizada na escola de ensino integral José Ribamar Batista (Ejorb). No dia primeiro de junho, ocorrerá no Colégio João Calvino.

Já no dia 3 de junho a oficina será realizada para alunos da Escola José Rodrigues Leite, no centro da cidade. Em seguida, no dia 5, no Colégio Militar Tiradentes. Nos dias 14 e 15 de junho acontecerá no Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), e no dia 20 na Escola Tancredo Neves, no Bairro da Glória, região da Baixada da Sobral.