Secretaria de Educação discute estratégias voltadas às Escolas Prioritárias do Programa Amazonas + Alfabetizado

Amazonas

14.10.2025

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar realizou, nesta segunda-feira (13/10), reunião com articuladores do Programa Amazonas + Alfabetizado, coordenadores distritais das Coordenadorias Distritais de Educação (CDE) e adjuntos pedagógicos dos Anos Iniciais. O encontro também contou com a participação de representantes da Secretaria Executiva Adjunta Pedagógica (Seap) e da Secretaria Executiva Adjunta de Gestão da Capital (Secap), da Secretaria de Educação. 

O momento teve como objetivo acompanhar o desenvolvimento das ações nas chamadas Escolas Prioritárias, unidades que, a partir dos resultados do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam) 2024, apresentaram algum tipo de deficiências: seja em relação à frequência dos estudantes durante as avaliações, seja nas proficiências em Língua Portuguesa e Matemática. A partir desses resultados, a Secretaria estruturou estratégias específicas voltadas à melhoria dos índices nessas unidades.

Durante a reunião, os adjuntos pedagógicos das CDEs apresentaram boas práticas pedagógicas adotadas em suas respectivas escolas, destacando experiências que têm contribuído para a expectativa de melhora nos  indicadores. Entre as ações relatadas estão a realização de reuniões com pais e responsáveis, o incentivo à leitura, a aplicação de simulados diagnósticos sobre conteúdos de maior dificuldade, além da apropriação do Documento Orientador do Ciclo Avaliativo do Programa Amazonas + Alfabetizado, que reúne diretrizes e instrumentos pedagógicos voltados ao processo de alfabetização.

A secretária de Estado de Educação, Arlete Mendonça, destacou o desafio e a importância de coordenar uma política pública de alfabetização de abrangência estadual.

“A Secretaria de Educação é a responsável por organizar toda a dinâmica do Amazonas + Alfabetizado. Realizamos uma interlocução constante com as secretarias municipais de Educação dos 62 municípios do estado, o que torna esse cenário naturalmente desafiador. Mas temos feito o melhor para garantir que nossas crianças tenham acesso à alfabetização de qualidade”, afirmou a secretária.

A aplicação do questionário da família para os alunos do 2º ano do ensino fundamental ocorre de 3 a 14 de novembro.

 

Próximos passos

Representando a equipe de articulação do programa, Claudia Oliveira, servidora da Secretaria de Educação e articuladora estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), adiantou algumas ações planejadas para 2026.

“Teremos a entrega de novos materiais pedagógicos de Língua Portuguesa e Matemática, elaborados com base nas principais dificuldades observadas nos testes de proficiência. Também promoveremos formações presenciais com professores e equipes dos anos iniciais das coordenadorias”, explicou Claudia.

Durante o encontro, Elzilene Braga, adjunta pedagógica dos anos iniciais da CDE 3, apresentou as estratégias realizadas em sua coordenadoria, destacando o papel da equipe e o envolvimento da comunidade escolar.

“Eu amo fazer parte do processo de alfabetização das nossas crianças. É um tema que me motiva todos os dias. Na nossa coordenadoria, temos promovido atividades lúdicas, estimulado a frequência escolar, a marcação correta dos gabaritos do Sadeam e o incentivo à leitura, além de conscientizar pais e responsáveis sobre a importância do acompanhamento na alfabetização”, afirmou.

Implementado em 2023, o Programa Amazonas + Alfabetizado é a política pública de alfabetização do Governo do Amazonas, em aderência ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), tutelado pelo Ministério da Educação (MEC). O programa amazonense é fruto de um termo de cooperação firmado entre a Secretaria de Educação e as 62 secretarias municipais de Educação do estado, e busca garantir o direito à alfabetização plena dos estudantes até o 2º ano do Ensino Fundamental, além de promover a recomposição das aprendizagens dos alunos do 3º ao 5º ano.

 

TEXTO: Luiggi Bacelar

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar