Secretária de Educação de Roraima coordena Grupo de Trabalho que discute Formação de Professores

Roraima

31.05.2019

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

Em busca da construção de um marco referencial docente, o GT (Grupo de Trabalho) de Formação de Professores do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) se reuniu para discussão da implementação das estratégias de ações.

Coordenado pela secretária de Educação e Desporto de Roraima, Leila Perussolo, o grupo se encontrou na tarde desta quinta-feira (30), no Eco Hotel, em Boa Vista. Presentes também no encontro, Nilce Costa, secretária executiva do Consed, Thaís Righetto, Coordenadora de projetos do Consed.

E ainda Lia Glaz do Instituto Penísula, Isadora Caiuby da Fundação Lemann e Caroline Tavares do Profissão Professor (Todos pela Educação). Além de Semaias Alexandre, secretário adjunto da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Isabel da Costa Lima, assessora técnica da Seed.

Esta é a primeira vez que acontece uma reunião técnica de GT do Consed em Roraima. O grupo está iniciando os trabalhos para alinhar uma política de formação para o professor. Será construído um documento que deverá ser seguido em todo o Brasil, e que irá nortear a formação dos professores.

A ideia é construir um documento articulado junto ao MEC (Ministério da Educação) e CNE (Conselho Nacional de Educação), por meio de uma colaboração conjunta, com a participação de técnicos das secretarias estaduais de educação e de gestores municipais.

“Estaremos fazendo a mobilização nacional junto às secretarias e além da participação de técnicos e professores das redes de educação, é importante que tenhamos também a participação das universidades nas discussões. Criaremos  ainda plataformas digitais como forma de ampliar as colaborações e facilitar as discussões para construção do documento”, destacou a secretária Leila Perussolo.

Base Nacional Comum Curricular é pauta de discussão

Outro tema abordado no encontro foi a formação de professor para implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), dentro do GT BNCC em Regime de Colaboração.

As atividades deste GT têm o objetivo de apoiar os Estados a avançar na formação continuada com qualidade para os novos currículos, com base no regime de colaboração entre estados e municípios, por meio de eventos presenciais e videoconferências.

A secretária executiva do Consed Nilce Costa informou que a formação dos professores é um dos sete temas prioritários do Consed, e que o mesmo também consta na Agenda de Aprendizagem do Consed, documento elaborado em conjunto com a Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação).

Nilce destacou ainda a importância do fortalecimento do regime de colaboração para a implementação das ações relacionadas à BNCC. “Entendemos que hoje o gestor estadual não pode se preocupar somente com as escolas da rede estadual, porque ele vai receber alunos dos municípios e esses alunos também precisam ter uma boa educação. Hoje existe uma preocupação muito forte para que todas as ações do Consed sejam em regime de colaboração com os municípios”, complementou.

VISITA EM ESCOLA – Pela parte da manhã, Nilce Costa e Thaís Righetto, ambas do Consed e Isadora Caiuby (Fundação Lemann) visitaram a Escola Estadual Euclides da Cunha, uma das mais tradicionais do Estado, localizada no centro da capital Boa Vista.

Os estudantes receberam os visitantes em sala de aula, com apresentação cultural, cantando o hino do Estado de Roraima. Depois, em uma roda de conversa informal, os alunos também tiveram oportunidade de fazer perguntas e entender um pouco mais sobre as atribuições do Consed.

Depois, acompanhados da gestora da unidade, Flávia Coelho, os visitantes conheceram as salas de aulas e as demais dependências da unidade de ensino, que este ano completará 70 anos de história na educação estadual.