Educação de Minas Gerais promove formação de servidores voltada ao Plano de Atendimento Escolar e Sucem

Minas Gerais

23.05.2023

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) já está organizando os fluxos para que, de forma ordenada e organizada, possa receber os alunos no próximo ano letivo de 2024 na rede estadual de ensino. Assim, nesta terça-feira (23/5), em Jaboticatubas, a Diretoria de Gestão do Atendimento Escolar (DGAE) deu início à 1ª Formação 2023 do Plano de Atendimento Escolar e Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). O evento vai até a quinta-feira (25/5) com a presença dos superintendentes regionais de ensino e coordenadores responsáveis por esse assunto em todas as regionais do estado.

Cerca de 200 pessoas participaram do primeiro dia que contou com a presença do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga; da secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Guimarães; da Chefe de Gabinete, Ana Costa Rego e do subsecretário de Articulação Educacional, Gustavo Pedroso. A abertura teve, ainda, a apresentação da banda da Escola Estadual Professor Domingos Ornelas, de Santa Luzia.

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, destacou a importância das trocas de experiências. “Este é um momento de alinhamento para o Plano de Atendimento Escolar para o ano que vem. Este plano organiza a rede para receber os nossos estudantes e nada melhor que estarmos o mais próximo e escutando as demandas e dificuldades dos gestores para que possamos iniciar o ano de 2024 tão organizado como foi este”, pontuou o secretário que assistiu a apresentação da diretora Alessandra Aparecida Macedo Martins. 

Ela é gestora há oito anos da Escola Estadual Professora Geovanina Ferreira Dias, de São Romão, pertencente à Superintendência Regional de Ensino de Pirapora, que falou sobre sua experiência em uma escola de assentamento e o impacto do plano de atendimento na vida dos seus estudantes.

A superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais, Simone Emerick, explica que nesses dois dias de evento, os servidores terão a oportunidade de participar de momentos de práticas tanto do Plano de Atendimento quanto do SUCEM. “Vamos trabalhar os conceitos e a prática das vivências do plano e zoneamento do Sucem que é o nosso principal gargalo”, ressaltou Simone sobre a programação.