Para Ministro, valorização dos professores possui três pilares: "remuneração, carreira e formação". A 3ª Reunião Técnica de Formação Continuada acontece em auditório da Capes.
A secretária de Educação do Estado do Mato Grosso, Rosa Neide Sandes Almeida, participou em Brasília, da 3ª Reunião Técnica de Formação Continuada. O encontro tem como tema A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no Sistema Nacional de Educação. O evento está acontecendo de quinta (29) a sexta-feira (30), no Espaço Anísio Teixeira, localizado no edifício sede da CAPES. A secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa também participou do encontro.
A secretária Rosa Neide esteve durante a mesa de abertura da reunião representando o Consed. Durante a mesa de debates que tratou sobre o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente na Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério, Rosa Neide disse que os fóruns têm melhorado muito a relação entre as instituições formadoras e as secretarias Estaduais de Educação. Disse ainda, que a relação não está completamente estabelecida, mas já existe um “grande avanço”.
Rosa Neide finalizou, ressaltando que o Consed discute o Sistema Nacional de Educação, que propõe uma integração sistêmica entre a União, Estados e Municípios. Para isso, os Fóruns Estaduais são vistos como uma estratégia fundamental para que “mantenha a qualidade das políticas de educação no estado”. O Fóruns dos estados são compostos pela Secretaria de Estado de Educação, de Tecnologia, pelo Conselho Estadual de Educação, pela Secretaria Municipal e pelos Sindicatos.
O Ministro da Educação, Henrique Paim, ressaltou que existem três pilares para consolidar a valorização do magistério, sendo elas: remuneração, carreira e formação. O ministro afirmou, mais uma vez, que “a formação tornou-se uma obsessão para o ministério”.
Estiveram presentes também o secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa; o presidente do Conselho Nacional de Educação, José Fernandes de Lima; secretários, diretores do MEC e órgãos vinculados.
O encontro reúne representantes dos Fóruns Permanentes de Apoio a Formação Docente nos Estados, do Comitê Gestor das Universidades, dos Institutos Federais e do Ministério da Educação.