Amazonas
14.10.2025A Coordenadoria Distrital de Educação 2 (CDE 2), na tarde desta segunda-feira (13/10), realizou a feira “Guardiões da Natureza”, com estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, na sede CDE 2, zona sul de Manaus. O evento integra o calendário da Secretaria de Educação de atividades voltadas para o “Scratch Day”, evento mundial realizado desde 2022, que busca impulsionar o uso de tecnologias digitais no aprendizado.
Com a participação de 36 escolas integrantes, 9 foram escolhidas para apresentar seus trabalhos de atividades "plugadas" e "não plugadas", abordando temáticas como o ensino da matemática, a relevância da pesquisa e o protagonismo juvenil, de maneira interdisciplinar. Todos os temas estavam relacionados às questões socioambientais e à educação sustentável.
Os alunos puderam apresentar jogos de informática e jogos feitos à mão, além de projetos de robótica e automação, em stands, no pátio da sede. O evento também contou com apresentação teatral realizada pelos estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) José Carlos Mestrinho.
A coordenadora distrital da CDE 2, Aida David, esclareceu que os projetos são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem nas escolas e que as tecnologias educacionais são ferramentas positivas para integrar esse movimento.
“A Coordenadoria está valorizando o trabalho que os alunos vêm desenvolvendo dentro de sala de aula, por meio do projeto Scratch. Nós nos sentimos honrados em receber esses estudantes para apresentar tudo que eles foram capazes de criar durante o projeto”, ressaltou a coordenadora.
Representatividade, tecnologia e meio ambiente
Dentre os diversos projetos apresentados, os estudantes buscaram praticar interdisciplinaridade, criatividade e pensamento crítico, como explica a professora de Química da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Gilberto Mestrinho, Daisy Oliveira. O projeto intitulado “A Ciência também é delas” apresentou importantes cientistas mulheres da área de tecnologia e do meio ambiente.
“O projeto surgiu da necessidade de difundir histórias de mulheres que contribuíram para a Ciência e que, de certa forma, são precursoras, elas abriram as portas para tudo que conhecemos sobre programação hoje. São também mulheres que trabalharam com o meio ambiente e a sustentabilidade”, afirmou a professora.
Uma das alunas integrantes do projeto foi Amanda Alencar, 18, da 3ª série do Ensino Médio. Apesar de não possuir interesse na área de tecnologia, o trabalho foi bastante proveitoso, segundo ela, já que permitiu que ela adquirisse conhecimentos sobre computação, preservação ambiental e sobre figuras femininas importantes.
“Surgiu a ideia de fazer uma cartilha. Ela foi feita impressa e também em um modelo digital, então é possível ler o QRcode e ter acesso a esse conteúdo. É muito legal, eu não conhecia muitas das mulheres que estavam lá, além da Marie Curie. Li todas e achei muito interessante como cada uma está presente na Ciência até os dias atuais”, comentou a estudante.
TEXTO: Andrya Pietra
FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar