Alagoas
24.04.2025Neste dia 23 de abril, quando se comemora o Dia Mundial do Livro, instituído pela Unesco em 1995, a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) destaca sua atuação para incentivar a leitura e valorizar a produção literária local por meio do programa Ler Mais Alagoas. A iniciativa integra o programa Escola 10 e tem como propósito desenvolver o gosto pela leitura e potencializar a aprendizagem em todas as áreas do conhecimento.
Criado pelo Decreto Estadual Nº 96.810 de abril de 2024, o Ler Mais Alagoas tem como propósito democratizar o acesso aos livros, estimular o prazer pela leitura e fortalecer a cadeia produtiva do livro no estado. Um dos diferenciais do programa é a valorização de escritores alagoanos, muitos deles pouco conhecidos pelas novas gerações, além da inclusão de clássicos da literatura local. “Todo esse material é obra literária, da Educação Infantil ao Ensino Médio”, explica Jair Porto, técnico pedagógico da Gerência Especial de Recursos Didáticos (GERD) da Seduc.
Ler Mais Alagoas
Entre os anos de 2023 e 2024, foram distribuídos 818.258 exemplares em todo o estado — 507.358 para escolas municipais e 310.900 para a Rede Estadual, em dois acervos distintos. Os livros distribuídos são resultado de uma parceria do Governo do Estado com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
A seleção das obras se deu a partir de um edital público, por meio do qual escritores alagoanos — contemporâneos e clássicos — submeteram suas produções. As obras aprovadas foram publicadas e adquiridas pelo Estado para integrar o acervo do programa. Entre os títulos distribuídos estão obras republicadas, como ‘O Menino do Mundo Impossível', de Jorge de Lima.
Cada município alagoano recebeu cerca de mil livros com o objetivo de montar uma biblioteca de referência em uma escola. “A ideia é que não só os estudantes, mas também os pais e moradores do entorno tenham acesso a esse material rico em conteúdo e ilustração, que valoriza a cultura do estado e amplia o acesso ao livro como bem cultural”, destaca Porto.
Acervos do PNLD
Além da distribuição feita com recursos estaduais, as escolas públicas de Alagoas também participarão, entre 2025 e 2026, da escolha de novos acervos literários por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), ampliando ainda mais as possibilidades de acesso à leitura. Por meio do programa, o Ministério da Educação distribui gratuitamente livros didáticos, obras literárias e materiais de apoio pedagógico às redes públicas de ensino.
Reconhecido internacionalmente, o PNLD é executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e figura entre os maiores programas de distribuição gratuita de livros do mundo. O programa também assegura a acessibilidade, oferecendo edições em Braille, fonte ampliada e outros formatos, promovendo a inclusão de estudantes com deficiência visual ou necessidades específicas
Yasmin Henrique / Ascom Seduc/ Foto: Alexandre Teixeira e Thiago Athaíde / Ascom Seduc
Yasmin Henrique / Ascom Seduc