Secretaria de Educação apresenta trabalhos do clube de robótica nas escolas

Acre

19.12.2022

Clube de robótica em ação. Esse é o nome dado ao projeto idealizado pela Diretoria de Inovação da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), no qual alunos das escolas Raimundo Hermínio de Melo, em Rio Branco, Edmundo Pinto, em Porto Acre e São João Batista, no Bujari, apresentam diversos trabalhos aos outros estudantes.

De acordo com o chefe da Divisão de Automação e Empreendedorismo, professor Antônio Fernandes, a ideia do projeto é que o aluno se torne o protagonista da apresentação dos trabalhos que foram realizados durante o curso de robótica patrocinado pela SEE.

A primeira escola em que os alunos realizaram a apresentação dos trabalhos foi na Raimundo Hermínio de Melo, localizada no bairro de mesmo nome na tarde desta quinta-feira, 15. No próximo dia 20, as apresentações acontecerão na escola Edmundo Pinto, na Vila do Incra, em Porto Acre e no dia 22, na São João Batista.

Entre os trabalhos está um dispenser de álcool em gel, que funciona a partir de sensor de presença, sem a necessidade de tocar no objeto para a saída do produto. Conforme explicou um dos alunos responsáveis, Kauan Costa da Silva, da escola Edmundo Pinto, o projeto surgiu de uma necessidade em decorrência da pandemia.

Outro trabalho importante, que foi inclusive apresentado na 8ª Mostra Viver Ciência na semana passada na Ufac, foi a internet das coisas, onde a partir da utilização do aplicativo blynk é possível ligar e desligar objetos de uma casa de forma remota, apenas pela internet.

De acordo com o professor Antônio Fernandes, a apresentação dos trabalhos está acontecendo nessas três escolas das quais os alunos do clube de robótica fazem parte, mas a partir do ano que vem é que esse mesmo trabalho seja desenvolvido também no interior do Estado e, inclusive, agregando mais alunos ao clube.

“Com essas apresentações, teremos a possibilidade de todos os alunos dessas escolas ver o resultado dos trabalhos realizados pelos colegas que realizaram o curso de robótica ofertado pela SEE. Alguns desses trabalhos, inclusive, foram apresentados na mostra viver ciência”, afirmou.

Para chegar aos outros municípios do interior e até mesmo nas demais escolas da rede em Rio Branco, a ideia é realizar oficinas que deverão ser ofertadas pelos próprios alunos que já fazem parte do clube de robótica. “Mesmo o aluno egresso da escola permanece conosco a partir do clube”, explicou Fernandes.