Secretaria de Educação alinha ações com gestores das escolas urbanas e seriadas

Acre

01.06.2023

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Ensino Fundamental realizou com os gestores das escolas urbanas e escolas do campo seriadas uma reunião de alinhamento das ações visando ações estratégicas para o ano letivo de 2023. O encontro aconteceu no auditório da Escola José Ribamar Batista (Ejorb), localizada no bairro Aeroporto Velho.

De acordo com a professora Maria de Nazaré Pereira Rodrigues, chefe do Departamento de Ensino Fundamental, o objetivo do encontro com os gestores é para falar sobre as ações de fortalecimento do ensino e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos.

Entre os assuntos debatidos com os gestores está o calendário de formação. “Precisamos pactuar com os gestores essa necessidade que temos de fortalecer as formações para que os professores tenham o direito de aprender para que possam ensinar cada vez melhor os nossos alunos”, disse.

Outra pauta do encontro foi um debate em torno dos resultados das avaliações diagnósticas. É por meio delas, de acordo com a professora Nazaré Rodrigues, que se define as prioridades que irá trabalhar durante o ano letivo. “Essas avaliações revelam as dificuldades que os alunos tem em relação a algum conhecimento”, explicou.

Outro ponto debatido com os gestores escolares foi em relação a um trabalho realizado com o Índice de Avaliação da Educação Básica, o Ideb. “A equipe produz um material e esse material, que é formativo, é feito para que os gestores possam levar para as escolas e trabalhar com os alunos”, afirmou.

“Então hoje é para a gente ajustar aquilo que foi pactuado durante o planejamento inicial da nossa jornada pedagógica e agora vamos renovar esses compromissos para que possamos fazer os ajustes ao longo do processo”, lembrou a professora Nazaré Rodrigues durante o encontro com os gestores.