Secretaria da Educação vai ampliar etapas de ensino na Escola Estadual Ariri

Amapá

09.02.2022

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou na manhã desta quarta-feira, 9, uma consulta pública com a comunidade escolar da Escola Estadual Ariri, localizada na região rural de Macapá, para aumentar as etapas de ensino ofertadas na instituição. 

A Escola Estadual Ariri foi inaugurada em 2018 e possui o Ensino Fundamental 1. Após a conclusão desta etapa, os estudantes se deslocam para a Tessalônica, comunidade distante a 25 km, ou para Macapá, para dar continuidade aos estudos.

Atualmente, a escola Ariri possui 50 estudantes e tem sete salas de aulas disponíveis. Cada sala comporta de 25 a 30 alunos, e também há áreas livres no terreno escolar para construção de novos ambientes. 

A chefe de gabinete da Seed, Terezinha Ferreira, anunciou que será implementado o Ensino Fundamental 2 e o Novo Ensino Médio ainda no ano letivo de 2022. Será avaliado também a implementação da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A medida atende um anseio antigo da comunidade.

“Essa ação já era prevista no nosso reordenamento escolar. Os pais não vão mais precisar mandar os filhos para escolas distantes, sendo que na comunidade há uma escola com espaço livre para estudarem. Já vamos iniciar o ano letivo com o Ensino Fundamental 2 e Novo Ensino Médio de forma gradual”, explicou a gestora.

Para o presidente da Associação dos Moradores, Marciliano Miranda Barbosa, agora os pais ficarão mais tranquilos  em ter os filhos perto de casa. “Ano passado 12 crianças se formaram aqui na escola e a gente já pensa pra onde elas vão estudar. É importante nossos filhos ficarem aqui na comunidade. Se tiver EJA, também quero estudar”, disse Marciliano. 

Marcione do Livramento, diretora da escola Ariri, comentou que é um sonho da comunidade ter todas as etapas de ensino na instituição. “Desde que eu comecei a trabalhar aqui, em 2019, me pedem isso. E eu também quero ver nossa escola cheia, pois fortalece a educação na comunidade”, pontuou.

Por: Caroline Mesquita