Secretaria da Educação se reúne com Sindicato dos Professores para discutir protocolo de retorno das aulas

Volta às aulas

16.07.2020

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) se reuniu virtualmente nesta quinta-feira (16) com a APP-Sindicato para tratar do protocolo de retorno das aulas presenciais no Paraná. A reunião faz parte da programação de encontro setoriais do Comitê de Volta às Aulas iniciado na segunda-feira (13).

Walkiria Olegário e Vanda do Pilar, diretoras do sindicato, representaram a entidade no encontro com a Secretaria. Na reunião, as representantes debateram temas referentes aos protocolos sanitários, como distanciamento, higienização e modelos de retorno híbrido com o foco no papel que será desempenhado pelos profissionais da educação nesse protocolo. A entidade também tratou de como lidar com as questões pedagógicas no retorno.

Para Gláucio Dias, diretor-geral da Secretaria da Educação, as contribuições do sindicato no Comitê reforçam a importância de se incluírem todos os envolvidos na Educação antes de se definir o protocolo final. "As reuniões setoriais estão sendo extremamente produtivas, e o objetivo está sendo cumprido. Estamos ouvindo todos os lados e, com isso, tendo um panorama completo que vai desde os estudantes até pais, professores e representantes do poder público", destacou.

"Cada reunião tem um foco específico e trata das questões mais importantes para cada grupo - o que, sem dúvidas, abre a nossa visão na hora de elaborar um protocolo final de retorno", completou Dias.

Reuniões setoriais - Além do Sindicato dos professores, a Seed já se reuniu com o Conselho Estadual de Educação, Assembleia Legislativa, Ministério Público, União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Associação dos Municípios do Paraná e a Federação das Associações de Pais, Mestres e Funcionários das Escolas Públicas do Estado do Paraná. Até sexta-feira a Secretaria ainda vai se reunir com os demais membros da administração pública que compõem o Comitê.

Plano de retorno - Na semana que vem, após as reuniões, o Comitê definirá um plano de retorno das aulas presenciais, que deve ser apresentado aos epidemiologistas da Saúde ainda em julho e levado novamente ao Comitê no dia 30 deste mês.