Secretaria da Educação reúne diretores dos Núcleos Regionais para preparar o início do ano letivo

Bahia

09.03.2015

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, nesta sexta-feira (6/3), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, um encontro com todos os gestores da Secretaria, incluindo os diretores dos Núcleos Regionais de Educação (NRE), para alinhar ações que visam garantir o bom desempenho das escolas estaduais no ano letivo de 2015. Na ocasião, o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, enfatizou a importância do empenho de todos os gestores para uma atuação integrada, fortalecendo as escolas públicas e melhorando o desempenho e aprendizagem dos estudantes. As aulas têm início nesta segunda-feira (9/3) na rede estadual.

Na reunião, o secretário destacou, ainda, as ações desenvolvidas pelo Estado, como o Sistema de Gestão Escolar (SGE), estruturado com um conjunto de instrumentos para uma boa gestão da escola e com informações para a sociedade, a exemplo do Transparência na Escola e do Boletim Online. E falou, também, sobre o programa Pacto pela Educação, proposto pelo governador Rui Costa. “Contamos com os gestores dos NRE para apoiar a mobilização nos municípios no intuito de melhorar sempre o ensino e a aprendizagem. O Pacto pela Educação busca a integração, coletividade e participação de todos no fortalecimento da educação do estado”, salientou.

Os gestores da Secretaria e dos NRE trocaram informações e discutiram as soluções para execução das ações nas escolas estaduais em todos os municípios dos 27 Territórios de Identidade. A diretora regional do NRE de Barreiras, Isouda Maia, considera importante o encontro para aproximar os municípios da sede. “Nesses encontros, a gente tem a oportunidade de trazer nossas demandas, conversar pessoalmente com os superintendentes. É um ganho muito grande”, disse.

O diretor do NRE de Santo Antonio de Jesus, Clóvis Ezequiel, aponta a iniciativa como fundamental para o alinhamento das ações. “A orientação dos dirigentes da Secretaria da Educação para os diretores dos núcleos garante que a política de educação no Estado seja desenvolvida sempre de forma satisfatória”, pontuou.

Os 27 núcleos presentes em todos os Territórios de Identidade da Bahia têm sedes em Irecê, Bom Jesus da Lapa, Seabra, Serrinha, Itabuna, Valença, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Amargosa, Juazeiro, Barreiras, Macaúbas, Caetité, Itaberaba, Ipirá, Jacobina, Ribeira do Pombal, Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Santa Maria da Vitória, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Salvador e Eunápolis.