Educação reforça importância das aulas presenciais em visita a escolas estaduais em Aparecida de Goiânia

Goiás

20.01.2022

A secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, esteve em Aparecida de Goiânia acompanhando a preparação para a retomada das aulas presenciais na rede estadual de Educação. A visita contemplou duas escolas da região, o Colégio Estadual Jardim Cascata e o Colégio Estadual Jaci Abércio Viana, e permitiu que servidores administrativos e educadores tirassem suas dúvidas sobre o retorno ao presencial. 

Na oportunidade, Gavioli fez questão de tranquilizar os profissionais da Educação em relação à segurança desse retorno e garantiu que todas as decisões continuarão a ser tomadas de acordo com o que indicam a ciência e os órgãos de saúde. Fátima Gavioli destacou a relevância da escola nos âmbitos educativo, social e educacional

“A secretaria já vinha se preparando há mais de seis meses para essa retomada e, infelizmente, não aconteceu no cenário em que a gente imaginava. De fato, a gente queria que nesse momento estivéssemos mais tranquilos no sentido de que houvesse menos contaminação”, explicou a secretária. “Mas, as evidências estão aí para nos mostrar que as crianças não querem, não aprendem e não suportam mais as aulas remotas”.

De acordo com Gavioli, apesar de as unidades terem feito o possível para garantir o atendimento escolar durante a pandemia, houve impactos significativos nos aprendizados dos estudantes e que, agora, precisam ser sanados. “É hora de voltar para o presencial, dar reforço de Português e Matemática e fazer essas crianças recuperarem a aprendizagem”.

Função social da escola


Para além dos impactos no aprendizado ocorridos durante a pandemia, Gavioli fez questão de ressaltar aos educadores a importância do atendimento escolar em outro aspecto: o social. Em sua fala, a secretária lembrou que nesse período em casa diversas crianças sofreram com a fome, com o abandono e até mesmo com a violência. 

“A gente traz a criança para escola porque ela precisa aprender, isso é verdade. Só que a gente traz a criança para a escola por outros motivos também. Muitas crianças, por exemplo, não tiveram o que comer durante a pandemia”, iniciou a secretária. “E esse lugar aqui é um lugar sagrado, porque a criança entra com fome e tem o que comer, tem água tratada. Ela vem porque ela está segura, porque ela vai ter o que comer, porque ela vai aprender e porque ela precisa socializar”.

Melhorias nas escolas 
Durante a reunião com os professores, a secretária destacou as melhorias que estão sendo feitas na infraestrutura das escolas com os programas Reformar e Equipar e que visam qualificar o atendimento a professores e estudantes. 

No Colégio Estadual Jardim Cascata, por exemplo, o Governo de Goiás destinou, entre os anos de 2020 e 2021, mais de R$ 837 mil em recursos.  O valor foi aplicado em reformas, aquisição de equipamentos, reforço na Merenda Escolar, melhoria no pacote de Internet e na construção de duas novas salas de aula. 
“A gente não tem mais dificuldade em enviar dinheiro para as escolas porque a gente sabe que eles prestam conta direito, e que o dinheiro, na comunidade, rende muito. A gente conseguiu melhorar todas as escolas de Goiás”, afirmou a secretária, evidenciando os benefícios gerados pela descentralização no repasse de recursos.

Para a gestora do Colégio Estadual Jaci Abércio Viana, Elis Regina Gouveia, os investimentos têm gerado otimismo na equipe escolar. “Está emocionante! Nesse novo ano, nós estamos preparados para atender esses meninos porque o que a gente faz é isso, a gente gosta de estar com o público.  E a procura por matrículas ainda está grande, principalmente no noturno”.