Paraíba
30.05.2024Representantes da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) participaram nesta quarta-feira (29), do Encontro Imuniza Paraíba. O evento foi realizado no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e teve como propósito debater sobre as estratégias intersetoriais para ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes.
O evento é promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social (ASSERTE), parceira implementadora do Selo UNICEF. A iniciativa é para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes, além de apoiar os municípios na garantia da imunização infantil, a encontrarem crianças não vacinadas ou com atraso vacinal e tomarem medidas necessárias para atualização da carteira de vacinação.
A gerente executiva de Desenvolvimento e Protagonismo Estudantil, Neilze Cruz, participou do evento e ressaltou que a busca por garantia dos direitos dos estudantes tem sido incansavelmente desenvolvida pela Rede Pública Estadual da Paraíba.
“A intersetorialidade acontece com efetividade e a Secretaria da Educação está em parceria com a Secretaria da Saúde nessa na pauta da Imunização. Estamos fortalecendo a campanha para atingirmos todas as crianças e adolescentes da Paraíba e garantir que eles estarão vacinados e protegidos”, disse.
Dados - De acordo com o levantamento realizado pelo UNICEF, com base em dados do Ministério da Saúde, mostra que, na Paraíba, em 2022, nasceram 50.892 crianças e foram aplicadas 49.065 primeiras doses da Pólio (VIP) – o que significa que 1.827 crianças podem não ter recebido a primeira dose contra a Pólio. Em 2023, a situação foi praticamente igual: nasceram 49.942 crianças na Paraíba e foram aplicadas 47.737 primeiras doses da Pólio Injetável – o que significa que 2.205 crianças podem não ter sido vacinadas.