Secretária da Educação participa da formatura do 1º Curso de Policiamento Escolar

Goiás

10.02.2023

A secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, participou, na manhã da terça-feira (7/2), da solenidade de formatura do 1º Curso de Policiamento Escolar. O evento, realizado no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/GO), contou ainda com as presenças do comandante geral da Polícia Militar de Goiás (PMGO), Coronel André Henrique Avelar, e do superintendente de Inteligência Integrada da SSP/GO, Coronel Castro.

Ao todo, 24 policiais militares lotados no Batalhão Escolar concluíram a formação, que representa um aperfeiçoamento para a atuação em ambientes escolares. O curso teve duração de 30 dias e contemplou temáticas como o Estatuto da Criança e do Adolescente, primeiros socorros e ações de estratégia para atuação em determinadas ocorrências.

Exaltando as ações de inteligência e estratégia promovidas pela Polícia Militar de Goiás em seu discurso, a secretária da Educação destacou como a atuação dos policiais tem auxiliado na resolução de conflitos envolvendo os jovens, especialmente nesse pós-pandemia.  

“Nós não teríamos conseguido passar pelo ano de 2022 sem vocês. Saber que vocês estão formados, fizeram esse curso e estarão em contato com esses meninos é muito importante”, afirmou Fátima Gavioli, que foi a madrinha da turma.

Do mesmo modo, o superintendente de Inteligência Integrada da SSP/GO reforçou a importância do curso para uma atuação mais efetiva da unidade. “Nós, que sempre fomos incentivadores do ensino, toda a formatura a gente gosta de participar e dizer que o conhecimento é muito importante, assim como o aperfeiçoamento”.

Já o comandante geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Avelar, aproveitou para reconhecer a relevância do Batalhão Escolar frente ao combate à violência nas escolas. “O quão importante é essa unidade, não menos do que qualquer outra. Que tantos outros cursos venham para a especialização de todo o efetivo da unidade”, concluiu.

O Batalhão Escolar

Criado pela PMGO em 2003, o Batalhão Escolar tem o intuito de prevenir a violência nas escolas. Trata-se de uma unidade especializada no atendimento à comunidade escolar, cuja atribuição é realizar o policiamento ostensivo nas escolas estaduais. A intenção é promover ações de conscientização, contribuindo para a diminuição da criminalidade.

*Com informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública