Secretaria da Educação ouve professores de Colinas do Tocantins e Guaraí em diálogo sobre revisão do PCCR

Tocantins

08.03.2025

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou nesta sexta-feira, 7, os encontros com servidores da rede estadual para debater a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). As plenárias foram com os professores das Superintendências Regionais de Educação (SREs) de Guaraí e Colinas do Tocantins, que participaram do diálogo com a equipe da Seduc e o secretário Fábio Vaz.

O secretário Fábio Vaz destacou os avanços propostos, como o aumento da amplitude salarial da licenciatura, que passará de 43% para 93%, e os reajustes na progressão horizontal e vertical. “Nosso objetivo é discutir para construirmos um PCCR que atenda às expectativas dos professores e as possibilidades do Estado. Por isso, queremos ouvir as sugestões, porque um PCCR bem estruturado reflete diretamente na valorização dos servidores e na qualidade da educação”, afirmou o secretário.

Em Guaraí, a superintendente Priscilla Arataque destacou a importância do encontro. “Este é um momento muito importante pra todos nós, servidores públicos da Educação. Sou servidora do concurso de 2002, e, durante esses 23 anos nunca se foi discutido um plano de carreira, por isso me senti valorizada e eu sei que no futuro eu vou estar muito mais, porque o avanço que está tendo é real. E quero dizer para os meus colegas que entraram em 2023, que é preciso caminhar. É preciso trilhar, é preciso essa luta para se estar aqui. Obrigada Secretário, por estar abrindo esse espaço de diálogo, de escuta e de troca”.

Ainda em Guaraí, o professor Ailto Ribeiro Barros Klaus, do Colégio Estadual Raimundo Alencar, participou da plenária e opinou: "A escuta que o secretário Fábio está realizando com os profissionais da educação nas diferentes regionais de ensino, tem um significado importante sinalizando preocupação e esforço para melhorar a carreira do magistério no Tocantins. Além disso, oportuniza à classe, participar e contribuir com reflexões e proposição de melhorias de forma compartilhada e democrática. Essa escuta se materializando no PCCR pode significar para muitos professores, de forma diversa, acolhimento, produtividade, reconhecimento, respeito, valorização e qualidade de vida".

Colinas do Tocantins

De Colinas, a professora Deiby Jubiely de Miranda, diretora da Escola Estadual Lacerdino Oliveira Campos, falou sobre o encontro. "Esta é a primeira vez que nós presenciamos um secretário da Educação se dispondo a escutar os professores, então considero de suma importância. Espero que ele possa atender muitas das coisas que foram pedidas, as que são possíveis. Porque tudo que o professor quer é ser valorizado, com salário e condições de trabalho dignos".

Também de Colinas, o professor do CEM Castelo Branco, Brendon Barbosa da Silva, aprovado no último concurso, reforçou a importância da escuta. "É muito importante já chegar na rede tendo esse tipo de discussão, visando a melhoria da carreira. Vejo como um passo muito grande, porque eu sendo filho do Tocantins, tendo estudado em escola pública e agora sendo professor de escola pública no Tocantins ver essa transformação, esse diálogo acontecendo, é um passo que pode elevar a nossa educação, a educação dos nossos alunos, além de valorizar os professores e valorizar a nossa profissão e ainda, a qualidade e o ambiente de trabalho".

Os encontros fazem parte de uma agenda que prevê reuniões nas 13 SREs. Desde o início das discussões, já foram realizados diálogos na SRE de Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Gurupi, Pedro Afonso, Gurupi, Palmas, Miracema, Araguaína, Colinas do Tocantins e Guaraí. As próximas regionais que receberão as plenárias serão, Araguatins e Tocantinópolis, na segunda-feira, 10.

Seduc/Governo do Tocantins