Secretaria da Educação do RS lança livro escrito por alunos da rede pública estadual

Rio Grande do Sul

12.11.2015

A Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul lançou este mês, durante a 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, o 23º volume do livro Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias. A obra reúne textos de 84 alunos, com idades entre 05 e 17 anos, todos matriculados em escolas da rede pública estadual.

Cerca de 4,3 mil trabalhos foram enviados pelas escolas e selecionados por uma comissão julgadora formada por professores e pedagogos da Secretaria. Foram abordados nesta edição temas como rádio na escola, educomunicação, escola em tempo integral e bullying.

De acordo com a Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares, Maria do Carmo Mizetti, o programa estimula a autoexpressão do estudante, valoriza sua produção gráfica e textual e incentiva o hábito da leitura.

“Eu sonho com um dia em que todas as crianças das escolas públicas possam ler todos os dias. Não há outro caminho. Enquanto tiver uma professora em cada escola que acredita no livro, nós estamos salvos”, acredita o patrono na Feira do Livro de Porto Alegre, Dilan Camargo, que é escritor e poeta.

O secretário de Educação, Vieira da Cunha, lembrou que a primeira edição do livro foi realizada em 1992. De lá para cá, diversos governos se sucederam, sempre com índices satisfatórios de adesão ao programa.

“Não são todos os projetos que atravessam tantos períodos de governo e permanecem tendo toda essa adesão e essa participação. Projetos como esse são importantes para que a gente possa estimular esse saudável hábito da leitura. Aqueles que leem vão escrever melhor, se comunicar melhor e, como consequência, terão melhor desempenho na escola”, afirma Vieira.

Os 84 estudantes estiveram na Praça de Autógrafos da Feira do Livro assinando exemplares, que são distribuídos gratuitamente no estande da Secretaria.