Educação do Piauí orienta gestores sobre Pactuação de Metas 2023

Piaui

25.05.2023

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) e o Instituto Unibanco realizaram, nesta quarta-feira (24), a Reunião de Gestão Integrada (RGI) 2023. O encontro reúne gestores da Seduc para dialogar sobre Pactuação de Metas e o novo Projeto Censo Escolar 2023 no auditório do Hotel Metropolitan, em Teresina. A programação faz parte do calendário anual da pasta, um momento muito importante para o planejamento de estratégias que visam o avanço e o fortalecimento da educação piauiense.

A Reunião de Gestão Integrada tem como público-alvo Gerentes Regionais, Coordenadores de Ensino, Coordenadores de Gestão e Inspeção, Técnico de Banco de Dados e equipe SEDUC. Na abertura dos trabalhos de orientações, o superintendente de Gestão da Seduc, Rodrigo Torres, esteve representando o secretário da Educação, Washington Bandeira, e orientou os profissionais das Gerências Regionais, destacando o protocolo de ações quanto ao planejamento para alcançar as metas estabelecidas pelo Governo do Estado.

“É uma oportunidade de alinhar, junto aos gerentes, ações como a política de segurança nas escolas, o repasse de recursos do Pactue, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), orientações sobre o transporte escolar e diretrizes para o preenchimento do Censo Escolar. Essas medidas visam fortalecer a comunicação e estreitar as formas de colaboração entre a Seduc e as Gerências Regionais de Educação (GREs)”, esclarece Rodrigo Torres.

Foram detalhados o planejamento estratégico junto às escolas, as metas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o Novo Projeto Censo Escolar 2023, a apresentação de novas funcionalidades no iSEDUC Acadêmico, bem como orientações sobre o ateste do Transporte Escolar.

Outro momento de discussão são os investimentos destinados às escolas estaduais de diversas fontes, com o objetivo de promover a melhoria na qualidade do ensino ofertado, seja aprimorando suas estruturas ou qualificando a parte pedagógico-administrativa, como o Programa de Autonomia, Cooperação das Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino do Piauí (Pactue) e Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Em Brasília, participando de audiência com o Ministro da Educação, Camilo Santana, o secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça a importância do planejamento estratégico para a melhoria da qualidade da aprendizagem. “É importante alinhar as metas e resultados relacionados ao modelo de gestão do Governo do Estado. O momento foi oportuno para orientar a implementação do Circuito de Gestão, que é uma parceria importante com o Instituto Unibanco”, finaliza Washington Bandeira.