Educação do Amapá figura como uma das melhores executoras do programa Novos Caminhos

Amapá

10.02.2022

Na última terça-feira, 08, o Governo do Amapá através da sua Secretaria de Estado da Educação (Seed), se reuniu com o Ministro da pasta, Milton Ribeiro, para tratar dos recursos financeiros e ampliações do programa Novos Caminhos no Amapá. O encontro em Brasília foi resultado da ratificação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), que colocou a Seed-AP entre as melhores executoras do programa.

Dentre as ampliações foram discutidas novas iniciativas para a oferta da educação profissional pela rede federal e estadual, o financiamento para as demandas de qualificação profissional para públicos ignorados pelo mapeamento e orientação específica referente ao objetivo de oferecer formação técnica e qualificação profissional aos 16 municípios do estado do Amapá.

Para Agnaldo Figueira, coordenador estadual da Bolsa Formação Novos Caminhos da Secretaria da Educação, presente na reunião em Brasília, o encontro permite que a educação profissional no Amapá continue crescendo.

“Nossa presença na reunião foi justamente levar a necessidade dessa modalidade de ensino de forma significativa novamente no estado para que tenhamos a ampliação, interiorização e enfim, a democratização da educação profissional para todos os cidadãos amapaenses”, comentou Agnaldo.

Presente no estado do Amapá desde 2012, quando ainda era conhecido por Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o programa Novos Caminhos, atualmente, tem 500 alunos em cursos técnicos concomitantes em 5 municípios e 210 alunos em qualificação profissional (cursos de curta duração). De 2012 a 2018 foram ofertadas 5.000 vagas para técnico concomitante e 20.000 vagas para cursos de qualificação profissional no estado.

Por: Bárbara Ribeiro